Os exames dermatológicos gratuitos para prevenção do câncer de pele serão realizados no Ambulatório Araújo Lima, das 8h às 14h
O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ebserh), filiado à rede hospitalar Ebserh, realiza um mutirão de prevenção e combate ao câncer de pele no próximo dia 03 de dezembro, das 8h às 14h, no Ambulatório Araújo Lima (R. Afonso Pena, 691 – Centro, Manaus – A lado da faculdade de Medicina da Ufam).
A iniciativa, alusiva ao dezembro laranja – mês de prevenção ao câncer de pele — será realizada com atendimentos de avaliação dermatológica à população em geral, realizado por médicos especialistas e residentes de dermatologia, atendendo à demanda espontânea da população dentro do horário estabelecido (8h às 14h).
Serão ainda realizadas ações educativas e a distribuição de material informativo sobe o câncer de pele e sua prevenção, além de amostras grátis de filtro solar (fotoproteção). Após os atendimentos, as pessoas que necessitarem realizar acompanhamento ou procedimento dermatológico serão encaminhadas para o agendamento no HUGV.
É importante lembrar que esta iniciativa visa de a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. Assim, outras enfermidades relacionadas a pele, como micoses, não serão objeto do mutirão. Pessoas com manchas e feridas suspeitas, que não cicatrizam ou que continuam a crescer devem buscar o mutirão deste sábado. Além do AAL, outras unidades de saúde participam do mutirão e podem ser consultadas no site da SBD (https://www.sbd.org.br/dezembrolaranja/)
A campanha
A campanha do Dezembro Laranja, é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 2014, e o HUGV vem participando desde a primeira edição. A campanha promove a conscientização a respeito dos riscos do câncer de pele, orientando a população a manter hábitos adequados de proteção solar (fotoproteção) e a realizar regularmente visitas ao dermatologista para obter uma avaliação especializada conforme necessidade.
O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.