Visa Manaus alinha desenvolvimento de projetos acadêmicos na área de vigilância sanitária
A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) deu mais um passo para fortalecer o desenvolvimento de ações acadêmicas e de qualificação profissional voltadas a estudantes e trabalhadores da área da saúde. Num encontro com a vice-reitora da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), professora Karla Pedrosa, na última sexta-feira, 25/11, o diretor Ewerton Wanderley, avançou nas tratativas para dar continuidade à parceria firmada entre as duas instituições.
Além de Ewerton Wanderley, o encontro teve a participação da chefe do Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária (Nuevisa), Ana Felisa Hurtado Guerrero. Foram alinhadas uma série de ações importantes para a ampliação da produção acadêmica na área de Vigilância Sanitária, que busca tanto enriquecer os currículos da universidade quanto qualificar o trabalho dos servidores da Visa Manaus.
Entre as ações pactuadas destacam-se a inserção da disciplina de Vigilância Sanitária nas matrizes curriculares dos cursos de graduação de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Medicina Veterinária, Arquitetura, Biomedicina e demais áreas afins e a inclusão de acadêmicos desses cursos para a realização de estágio curricular e outras atividades como parte do Programa Educa Visa Manaus, e nas ações de pesquisa e extensão do Nuevisa.
A colaboração entre as duas instituições também prevê a oferta de cooperação técnica e a disponibilização do corpo docente da UniNilton Lins para desenvolver ações de educação permanente e continuada para os servidores da Visa Manaus e a criação de um convênio entre as duas instituições para a oferta de bolsas de estudos para os servidores da Vigilância Municipal nas áreas de graduação e pós-graduação.
Além disso, a universidade também convidou a Visa Manaus a contribuir para o seu programa de pesquisa e inovação voltado ao setor empresarial, que busca capacitar empreendedores para a criação de negócios dentro do Estado do Amazonas, a partir dos potenciais econômicos do território. Um desses projetos é a produção de caviar amazônico a partir das ovas de tambaqui, que receberia a orientação da Visa Manaus sobre as boas práticas sanitárias no contexto do manejo de alimentos.
“Considerando a escassez de grades curriculares que abordem conteúdos relacionados à vigilância sanitária nos cursos de graduação da área da saúde e o desconhecimento de muitos estudantes sobre as possibilidades de atuação nesse segmento, a Visa Manaus, através do seu Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária, busca estimular a produção acadêmica voltada a qualificar esse trabalho tão importante para a promoção da saúde. Agradecemos a adesão e o apoio entusiasmado da Universidade Nilton Lins a esta iniciativa, a qual tem tanto a contribuir para a população de Manaus, que vai encontrar um serviço cada vez mais qualificado e eficaz de vigilância sanitária”, afirmou o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.
Um novo encontro entre as instituições está previsto para a primeira semana de dezembro. Também está prevista a elaboração de ações conjuntas na área de vigilância sanitária em parceria com a Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap).
— — —
Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa
Notícias relacionadas