Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Pesquisa desenvolve alternativas para aumento da produção de peixes
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

Pesquisa desenvolve alternativas para aumento da produção de peixes

12/11/2022
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Com o apoio da Fapeam, o estudo é realizado no Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Maués

Foto: DivulgaçãoFontes de carbono de resíduos de açaí são ingredientes de um suplemento nutricional desenvolvido para a dieta dos peixes matrinxã e tambaqui. A pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), é realizada nos municípios de Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Maués, (distantes 80, 125 e 250 km de Manaus, respectivamente).

O projeto apoiado pelo Programa Estratégico de Desenvolvimento do setor primário Amazonense – Prospam/Fapeam – Edital 008/2021, é coordenado pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Elizabeth Gusmão Affonso.

De acordo com a pesquisadora, o estudo é o primeiro projeto no Amazonas a utilizar a aplicação do processo de larvicultura em Biofloc Technology System (BFT). Os primeiros resultados sobre a aplicação do processo de produção de larvas de matrinxã alcançados em uma fazenda comercial, localizada em Presidente Figueiredo, têm mostrado o potencial da tecnologia.

Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Elizabeth Gusmão Affonso – Foto: Divulgação“Com um aumento superior a 85% de sobrevivência das larvas de matrinxã, cujo obstáculo na produção desta espécie é o canibalismo nesta fase, com perdas de quase 90% em sistema convencional, será um grande benefício na sua produtividade, o que elevará os lucros para o produtor. Portanto, os resultados já são uma realidade e deverão, nos próximos meses, ser ampliados em outros municípios do estado do Amazonas”, comemora a pesquisadora.

Suplemento sustentável

Pelo projeto já foram feitos experimentos que contribuirão para desenvolver a farinha de bioflocos, a qual será utilizada como suplemento alimentar na ração de tambaqui e matrinxã, feita a partir da fonte de carbono dos resíduos de açaí, mandioca, arroz e fontes convencionais como açúcar e melaço.

O sistema BFT é rico em macro e micronutrientes, e serve de suplemento alimentar in situ durante 24 horas para os organismos criados, além disso é um alimento extra para peixes filtradores como o tambaqui, o que já foi evidenciado pelo crescimento dos peixes alimentados com 24% de proteína bruta (PB), compatíveis àqueles alimentados com 32% de PB na ração, explica a pesquisadora.

“Para isso, várias análises estão sendo realizadas tanto com o peixe quanto com o produto gerado, para que possamos apresentar e confirmar o potencial deste produto como suplemento para nossas espécies em sistema BFT e convencional”, completa Elizabeth Gusmão.

A pesquisadora ressalta que em termos econômicos, a alternativa é bastante significativa, o que PODE gerar um lucro excepcional ao produtor, que poderá utilizar esses resíduos para espécies não filtradoras e sem utilizar o sistema BFT, devido a necessidade de energia elétrica para esta tecnologia.

“O produtor PODE continuar criando em sistema convencional (viveiros escavados e açudes) e se beneficiar dos nutrientes da BFT, agora na forma de farinha de bioflocos, rica em nutrientes e que PODE ser suplementada na ração. Portanto, sendo uma alternativa para melhorar a produção de espécies nativas da Amazônia e aumentar a produtividade destas”, destaca.

capacitação

Além da produção sustentável de alta produtividade para os peixes nativos, o estudo prevê, ainda, a capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento socioeconômico de produtores rurais dos municípios envolvidos na pesquisa.

Impactos

A pesquisadora espera que ao final do estudo as novas tecnologias aplicadas possam contribuir para as melhorias de criação e produtividade das duas espécies e, consequentemente, aumentar a produção aquícola no Amazonas, sendo esses avanços em benefício da população rural, gerando renda e oportunidades profissionais.

Entre os impactos, a pesquisadora ressalta a expansão da atividade aquícola das duas espécies nativas no Amazonas, aumentando sua produtividade e sobrevivência, diminuindo custos da produção.

Sobre o Prospam

O programa seleciona propostas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento do setor primário do Amazonas, visando à produção sustentável e adequada à realidade regional.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Maués, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sistema Paredão: Em 30 dias de operação com viaturas integradas, 21 veículos com restrição de roubo ou furtos são recuperados em Manaus

21/08/2025
Governo do Amazonas

Evento internacional apoiado pelo Governo do Amazonas discute pesquisas e tratamentos de acidentes com animais peçonhentos

21/08/2025
Governo do Amazonas

FCecon informa como fazer para receber atendimento no Cepcolu

21/08/2025
Governo do Amazonas

Experiências turísticas do Amazonas ganham destaque no Salão do Turismo, em São Paulo

21/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (21/08)

21/08/2025
Governo do Amazonas

Atendimento integrado e humanizado potencializa o desenvolvimento de crianças autistas no Amazonas

21/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus