Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Estado elabora novo plano de reestruturação e dinamização de unidades de conservação
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MancheteSEPLANCTI

Governo do Estado elabora novo plano de reestruturação e dinamização de unidades de conservação

04/11/2022
Compartilhar

Reunião liderada pela SEMA discute novas diretrizes para acelerar processo de desenvolvimento sustentável das áreas de UCs

O Governo do Amazonas reuniu representantes de secretarias e órgãos de fiscalização ambiental, nesta quinta-feira (03/11), para elaborar um NOVO plano de reestruturação e dinamização de mais de 40 Unidades de Conservação (UCs) do Estado. O objetivo é revisar o plano que existe e propor melhorias, de forma a acelerar o processo de desenvolvimento das unidades, dentro do propósito de conservação sustentável.

A pauta foi liderada pelo titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (SEMA), Eduardo Taveira.

“Estamos consolidando o plano de reestruturação e dinamização de mais de 40 Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas, de forma que todos os nossos projetos se transformem em uma estrutura melhor para a atuação do Governo do Estado, por meio da SEMA e demais secretarias, e para que a gente tenha um alcance melhor para atender à população do estado”, disse Taveira.

De acordo com o secretário, em 2019, quando o governo assumiu a gestão do estado, havia um grande contingenciamento de recursos para a atuação da pasta.

“E desde que o atual governo assumiu, a SEMA aumentou a capacidade de operação, tanto nas unidades de conservação, quanto da equipe de apoio, por meio de projetos. E agora partimos para a revisão do plano existente e novos projetos de atuação”, informou.

Na opinião do secretário executivo de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Valdenor Cardoso, as unidades de conservação não são meros reservatórios de material florestal de recursos naturais. Várias delas, têm populações tradicionais indígenas e não indígenas, moradores antigos que podem praticar atividades sustentáveis devidamente orientadas.

Nesta perspectiva, Cardoso destaca que tem todo um elenco de atividades como o fomento da produção sustentável para gerar renda e ocupação para eles viverem com dignidade.

 “Tem educação, serviços e saúde, que parte compete ao município, parte ao estado. A questão da segurança ambiental para combater desmatamento, queimadas, etc; itens e ações que, no âmbito setorial, são coordenadas e observadas pela SEMA, fiscalizadas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e asseguradas pelo poder público policial, civil ou militar, como o Batalhão Ambiental”, detalhou.

O executivo informou que cabe à Sedecti, acompanhar, controlar e monitorar as ações para que o governo apresente em público ao Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa e para a sociedade como um todo.

 “Acima de tudo, que o Governo do Estado propicie condições para que a população e moradores das unidades de conservação vivam com dignidade, tenham o prazer de praticar a produção sustentável, a conservação ambiental”, concluiu Cardoso.

Unidades de Conservação

 A SEMA realiza a gestão de 42 Unidades de Conservação (UC), sendo oito de proteção integral e 34 de uso sustentável, totalizando 18.907.378,34 hectares de floresta legalmente protegidos, o que representa 12,13% da área do Estado. O Amazonas possui 97% da sua cobertura vegetal inteiramente preservada. E a SEMA atua com ações constantes para assegurar a preservação e impedir o desmatamento.

As UCs de uso sustentável têm como objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. Já as que compõem o grupo de proteção integral, têm o intuito de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos recursos naturais.

Além de prever a manutenção da floresta e garantir a conservação dos recursos naturais, por meio de políticas públicas, gestão, projetos, monitoramento e áreas protegidas, a SEMA também trabalha para a melhoria da qualidade de vida da população que tem no patrimônio florestal o seu maior bem.

Assessoria de Comunicação


Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Fiscalização, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Meio Ambiente, SEPLANCTI
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20/08/2025
SEPLANCTI

Sedecti celebra Dia do Estagiário com programação voltada à integração e valorização

18/08/2025
SEPLANCTI

Sedecti e IBGE realizam primeira reunião presencial para atualização da malha territorial do Amazonas

18/08/2025
SEPLANCTI

Sedecti promove ginástica laboral voltada aos servidores da pasta

14/08/2025
SEPLANCTI

Governo do Amazonas promove diálogo participativo em Careiro para levantar demandas do Plano Estadual de Bioeconomia

14/08/2025
SEPLANCTI

Sedecti avança na implantação do Programa Dados Abertos em reunião com a Fapeam

13/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus