Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Saúde realiza testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C na Maternidade Ana Braga, nesta quarta-feira
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

Saúde realiza testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C na Maternidade Ana Braga, nesta quarta-feira

18/10/2022
FVS RCP Testagem rapida para HIV sifilis e hepatites B e C FOTO Jaqueline Macedo FVS RCP 1 1 2048x1107 1
Compartilhar

Ação é parte da programação do Mês de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita

Testagem rápida para sífilis ocorre na Maternidade Ana Braga – FOTO: Jaqueline Macedo/FVS-RCPO Programa Estadual de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), promoveu hoje (18/10) e continua amanhã (19/10), a realização de testagem rápida para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, na Maternidade Ana Braga, na zona leste de Manaus.

Estão sendo ofertados testes rápidos para os profissionais de saúde e os acompanhantes das gestantes e puérperas da maternidade no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona no ônibus itinerante da FVS-RCP. A ação faz parte da programação do Mês de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.

A coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s na FVS-RCP, Luciana Koba, destaca que a testagem visa a busca ativa de casos, principalmente nos acompanhantes da unidade de saúde. “Com a identificação dos casos, podemos interromper a cadeia de transmissão das doenças. E o diagnóstico precoce é muito importante para a aplicação do tratamento oportuno completo”, salienta.

A programação do Mês de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita iniciou na sexta-feira (14/10), com o Webinar do Manejo Clínico de Sífilis. A ação de testagem rápida também será realizada no Instituto da Mulher Dona Lindu, nos dias 26 e 27 de outubro.

Cenário

A sífilis passou a ser notificada pelos órgãos de Saúde em 2010, podendo ser registrada como sífilis adquirida, sífilis em gestante ou sífilis congênita. No Amazonas, até setembro de 2022, são 2.821 casos de sífilis, 1.547 sífilis em gestante e 265 sífilis congênita.

Dia Nacional

O 3º sábado do mês de outubro, que neste ano foi dia 16 de outubro, foi instituído como Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita por meio da lei nº 13.430/2.017.

O objetivo é estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde nas atividades comemorativas da data, com vistas a enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como IST.

A lei n° 5.851/2.022, sancionada pelo Governo do Estado, instituiu no Amazonas a Campanha Estadual de Incentivo à Investigação e Prevenção à Sífilis Congênita, com o estímulo a realização de ações preventivas durante todo o mês de outubro.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.
O post Saúde realiza testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C na Maternidade Ana Braga, nesta quarta-feira apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

cultura Tributo a Bob Marley foto Divulgacao 1
Governo do Amazonas

Largo de São Sebastião recebe tributo a Bob Marley neste domingo 

09/05/2025
PCAM OPERACAO RENORCRIM2 FOTO LYANDRA PERES 1 1 1024x768 1
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas impõe prejuízo recorde de R$ 61 milhões ao crime organizado e tem melhor resultado do Brasil

09/05/2025
Detran AM Operacao Lei Seca Bafometro Creditos Divulgacao Detran AM 4 772x1024 1
Governo do Amazonas

Detran-AM: Em Operação Lei Seca, nove condutores são presos por alcoolemia

09/05/2025
dia das maes andre Araujo 1024x682 1
Governo do Amazonas

Celebração do Dia das Mães garante programação especial nos Centros de Convivência da Família do Governo do Estado

09/05/2025
Educacao Dia Das Maes Aida David Familia Foto Arquivo Pessoal 1024x684 1
Governo do Amazonas

Dia das Mães: Educadoras da rede estadual compartilham experiências e aprendizagens como mães

09/05/2025
Idam Primeira remessa de PAA em Benjamin Constant Fotos divulgacao 1 771x1024 1
Governo do Amazonas

Idam realiza logística de 3,4 toneladas de alimentos produzidos por agricultores de Benjamin Constant

09/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus