A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), iniciou, na noite desta quarta-feira, 29/6, a competição dos 29 grupos folclóricos à categoria Bronze, do Festival Folclórico do Amazonas, na arena do Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), localizado no Distrito Industrial, zona Sul. A competição segue até amanhã, dia 30, a partir das 19h, com entrada gratuita ao público.
A primeira noite de apresentações foi feita pelos 15 grupos folclóricos: Belo Horizonte (cacetinho); Mocidade (ciranda); Do Aleixo (ciranda); Da Betânia (ciranda); Gang de Axé Ostentação (dança alternativa); Hydra na Roça (dança alternativa); Os Atrapalhados na Roça (dança alternativa); Star Hits (Dança Alternativa); Tsunami na Roça (dança alternativa); Pisada do Sertão (dança nordestina); Cabras do Capitão Meia-Noite (dança nordestina); Fuzileiros na Roça (quadrilha cômica); Escolinha na Roça (quadrilha cômica); O Cravo e a Rosa (quadrilha cômica); e Esquadrão Elite (quadrilha cômica).
Ao todo, 11 modalidades de danças como, cacetinho, ciranda, dança alternativa, dança nordestina, quadrilha cômica, quadrilha de duelo, quadrilha tradicional, tribo, dança nacional, dança regional e dança internacional estão concorrendo a uma vaga na categoria Bronze, para apresentação oficial na edição do Festival Folclórico do Amazonas em 2023.
“Há mais de cinco anos que o folclore esperava por isso, a abertura de oportunidade para que novos grupos folclóricos pudessem competir. Teremos mais de 20 grupos nesta quarta-feira, à noite e amanhã, quinta-feira, se apresentando, como forma de seleção, a fim de que eles possam ter acesso ao grupo Bronze. A Manauscult fez a sua parte, colocando em prática esse projeto, pensado tanto pelo governo do Estado, Prefeitura de Manaus e Ligas Folclóricas de Manaus”, informa Oliveira.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, há mais de cinco anos não era realizado credenciamento de novas danças para o festival.
Oportunidade
As danças habilitadas que se apresentarem durante a competição serão avaliadas pelos jurados oficiais do 64° FFA e terão suas notas apuradas na próxima sexta-feira, 1°/7, após o anúncio das campeãs deste ano. O resultado final será divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) e no site da Manauscult no endereço eletrônico (manauscult.manaus.am.gov.br).
“Para mim, depois de dois anos, é muito gratificante voltar de novo ao Centro Cultural Povos da Amazônia, não foi nada fácil estar aqui, tivemos apenas um ensaio e o ensaio geral ontem, e graças ao prefeito David Almeida, que nos abriu as portas, hoje a nossa Ciranda Mocidade pode estar aqui de novo, estamos muito felizes, só temos a agradecer”, declara.
A autônoma Juciete Campos, 31, brincante da dança “Ciranda Mocidade”, segundo grupo a se apresentar na arena do Povos da Amazônia, aproveitou o espaço para agradecer à prefeitura pela oportunidade de dançar novamente no festival.
“Essa é uma oportunidade única que nós estamos tendo, é um sonho, muitas quadrilhas queriam estar aqui, batalhamos muito para chegar nessa disputa. Vamos falar por meio da dança sobre a pandemia de Covid-19, da esperança e de renovação”, comenta.
O vice-presidente da dança alternativa “Os Atrapalhados na Roça”, Eder Serrão, sétimo grupo a se apresentar na arena do Povos da Amazônia, trouxe como tema “Covid-19 em Busca da Esperança”, para a apresentação.
O festival conta com uma feira de artesanato coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e um espaço atrativo para crianças.
Atrativos
A praça de alimentação do festival oferece ao público guloseimas do período junino e está localizada próximo à arquibancada do anfiteatro, funcionando durante todo o evento, com preços que vão de R$ 5 a R$ 35.
Os horários e a programação completa do festival podem ser consultados no site da Manauscult (manauscult.manaus.am.gov.br)
Quinta-feira (30/6)
Programação
19h25- Os Indomáveis do Oeste (quadrilha de duelo)
19h – Renascer (quadrilha de duelo)
20h15- Junina Promorar (quadrilha tradicional)
19h50- Junina Tia Célia (quadrilha tradicional)
21h05- Junina Cabocla (quadrilha tradicional)
20h40- Junina Girassol (quadrilha tradicional)
21h55- Junina Matutos Honoré (quadrilha tradicional)
21h30- Baru Junina (quadrilha tradicional)
22h45- Explosão de Manaus (quadrilha tradicional)
22h20- Junina Fogo Ardente (quadrilha tradicional)
23h35- Pássaro Gavião Real (dança regional)
23h10- Revolução Junina (quadrilha tradicional)
0h25- Grupo Simetria Norte (dança regional)
0h- Flor do Campo (dança regional)
Texto – Keize Pedrosa/Manauscult
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzWou8
Fotos – Antonio Pereira/Semcom Prefeitura realiza primeira noite de apresentações dos grupos de acesso à categoria Bronze do Festival Folclórico do Amazonas Prefeitura Municipal de Manaus.