A mistura de experiência e renovação faz parte das apostas dos bois Caprichoso e Garantido para o sucesso das apresentações no 55º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Entre as novidades no elenco de arena dos bumbás estão Patrick Araújo, levantador de toadas do azul e branco; e Valentina Coimbra, sinhazinha da fazenda do boi da Baixa do São José.
Festival, que inicia nesta sexta-feira, traz novidades no lado azul e vermelho
De lá para cá, os jovens já participaram de lives e eventos oficiais dos bois em Manaus e em Parintins, trilhando um caminho que trouxe a segurança necessária para a estreia tão aguardada, no maior festival de todos os tempos.
Embora estreantes no festival, ambos já caíram nas graças das torcidas e estão afinados com o restante de seus respectivos grupos. Isso porque, tanto Patrick quanto Valentina, foram anunciados ainda em dezembro de 2020, mas não tiveram a oportunidade de concorrer como itens no Festival Folclórico, por conta da pandemia da Covid-19.
Ele, que tem envolvimento com o Caprichoso desde a infância e já integrou uma banda que tocava toadas do Touro Negro, foi bem aceito pelos torcedores e construiu uma relação bem-sucedida com a galera azul e branca.
Potência vocal
O dono do item número 2 – levantador de toadas – do Caprichoso é Patrick Araújo. Com apenas 23 anos, o jovem de Juruti (PA) carrega experiências de outros eventos culturais como o Festribal, que ocorre em sua terra natal.
Logo na estreia, Patrick carrega a responsabilidade de enfrentar três levantadores de toadas diferentes, um a cada noite: David Assayag, Edilson Santana e Sebastião Júnior, sendo este último tio dele.
“É uma felicidade muito grande estar com a galera. Isso é muito bom, a aceitação, nós precisamos disso, da confiança do povo, da confiança da diretoria e a gente luta, todos os dias, para desenvolver um belo trabalho na arena”, comentou.
No recado para quem conta as horas para vê-lo concorrendo oficialmente pelo Caprichoso, Patrick traz a promessa do título para o Caprichoso. “Galera azul e branca, minha nação querida, aguardem que vem grandes surpresas, grandes novidades e seremos campeões”, afirma o levantador.
“Não me assusta, porque venho me preparando para isso. Não é uma coisa que vai me pegar de surpresa. Faço aula de canto, de teatro, de dança. Venho me preparando há seis meses. Eu me sinto feliz fazendo o que eu gosto, que é cantar e me apresentar para essa nação maravilhosa”, ressalta.
Beleza e dança
A delicadeza e o bailado de Valentina Coimbra conquistaram a nação vermelha e branca do Garantido. Aos 20 anos, a bela, natural de Santarém (PA), conta que o carinho pelo boi do coração na testa vem desde a infância e, na família Coimbra, é passado ao longo de gerações.
Além de Patrick Araújo, o Caprichoso também traz outro estreante no festival de 2022. O pajé Erick Beltrão, anunciado no início de 2020, defende o item 9 oficialmente pela primeira vez.
Foto: Lucas Silva / SecomPara Valentina, as apresentações oficiais serão a oportunidade de mostrar sua personalidade na dança e virar a página, deixando no passado os dois anos sem festival.
“Há muitos anos havia um curral do Garantido em Santarém, no qual a minha mãe, que é coreógrafa e bailarina, era muito envolvida. A minha irmã pequenininha tem foto com o Garantido, então nós já tínhamos esse vínculo e eu também participo de muitos festivais, um deles é o Sairé, que acontece na vila de Alter do Chão, perto de Santarém”, disse a sinhazinha.
Para os torcedores do Garantido, que esperam para vê-la defendendo o item 7, ela promete dedicação. “Posso trazer muita segurança para a minha nação vermelha e branca, porque no que depender de mim eu vou estar 100% na arena. Claro que tem aquele nervosismo, mas eu estou muito feliz e muito grata a Deus por estar aqui. Galera, esse vai ser o maior festival de todos os tempos. Vocês moram no meu coração e a gente vai arrasar”, garantiu a sinhazinha.
“Eu fui anunciada em um período pandêmico, então foi tudo muito difícil. Vai ser um período que vai ficar marcado em todas as histórias do festival. Mas eu venho muito segura, trazendo um currículo de balé, desde novinha eu faço jazz, todos os estilos de dança eu pude me aprofundar, sempre fiz muitos cursos”, detalhou.
O elenco do Garantido também traz, como estreante, o amo do boi, João Paulo Faria, item 6. Além disso, Edilene Tavares, que já carrega experiência no festival por ter sido porta-estandarte do Garantido, agora defende o item rainha do folclore, item 8.
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Bruno Zanardo e Lucas Silva / Secom e Michael Dantas/Cultura e Economia Criativa