Nesta quinta-feira (23/06), o governador do Amazonas, Wilson Lima, reinaugurou o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic+) Dr. Afrânio Soares, localizado no bairro Parque Dez, na zona centro-sul de Manaus. A unidade é a quarta do tipo reinaugurada na capital, neste ano, após passar por revitalização e receber novas especialidades médicas.
Unidade é a quarta que teve reforma concluída, neste ano, e que abriu as portas com oferta de novas especialidades médicas
“Esse é o quarto que estamos entregando com esse novo conceito de Caic+. Não falamos apenas sobre a questão da estrutura ou de acréscimo de equipamentos, mas sobre o aumento das especialidades e atendimento. Nessa unidade, eram feitos, em média, 300 atendimentos por mês. Vamos aumentar, então são mais de 1.000 atendimentos a mais nessa unidade”, enfatizou o governador.
Com o novo perfil, foi ampliado o atendimento de crianças e adolescentes, passando de 0 a 14 anos para de 0 a 17 anos. A mudança é resultado de ações do projeto Criança Amazonas, que faz parte do programa Saúde Amazonas, executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
“Essa foi a estratégia do governador Wilson Lima em aumentar a complexidade dos Caics, pois antes eles só tinham atenção primária, só tinham pediatria geral. O Estado realmente precisava oferecer mais, e essa visão do governador levou a esse projeto, o Caic+ Especialidades. São mais de oito especialidades aqui, além da pediatria geral. É a saúde avançando cada vez mais”, ressaltou Anoar Samad, secretário de Saúde.
Com o Caic+, crianças e adolescentes passam a contar com novas especialidades médicas. Além da pediatria, serão oferecidos atendimentos em endocrinologia, neonatologia, reumatologia e nutrologia, com capacidade para realizar 1.584 consultas por mês.
“Estou muito feliz por estar participando desse avanço na nossa unidade que agora passou a ser Caic+ Especialidades. No governo Wilson Lima, nós ganhamos muito, principalmente no crescimento da saúde, em especial na área das crianças, porque nós tínhamos um déficit e agora a gente está com crescimento. Isso é muito importante para toda comunidade e toda a população amazonense”, disse Valdirene Seixas, enfermeira do Caic zona sul.
De acordo com a SES-AM, a unidade também ofertará 2.860 atendimentos nas especialidades de enfermagem, cirurgião dentista, fonoaudiologia, nutricionista, psicologia e serviço social. O Caic+ contará ainda com serviços de imunização e triagem neonatal por demanda livre.
Reformas
FOTOS: Roberto Carlos/SecomFOTOS: Roberto Carlos/SecomAinda neste mês, o Governo do Amazonas entregará o Caic+ Josephina Mello, localizado na Colônia Oliveira Machado, na zona sul, que já se encontra com a obra 100% concluída.
A SES-AM planeja ainda a implementação do exame de apoio diagnóstico de eletroencefalograma no Caic+ Afrânio Soares, além de espirometria, que é o exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.
Linha do tempo
Com a reestruturação, os atendimentos foram de 803, em 2021, para 2.218, em janeiro de 2022, um aumento de 170%. FOTOS: Roberto Carlos/SecomNos quatro primeiros meses de 2022, o governador Wilson Lima reinaugurou outros três Caics, no novo formato.
A reforma dos Caics é fruto da parceria entre a SES-AM, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), que executou os trabalhos. A revitalização do Caic+ Afrânio Soares, incluindo a reforma e mobiliário, contou com recursos do FPS no valor total de R$ 548.088,87.
Em março, foi entregue o Caic+ Alberto Carreira, que supre uma demanda de atendimentos especializados e era muito esperado por moradores do bairro Compensa. Cerca de 90 mil pessoas moram no bairro, o quarto mais populoso de Manaus, na zona oeste da capital.
Em janeiro deste ano, foi reinaugurado o Caic+ Ana Braga, a primeira unidade deste tipo de atendimento totalmente revitalizada. Com a reestruturação, os atendimentos foram de 803, em 2021, para 2.218, em janeiro de 2022, um aumento de 170%.
Como receber atendimento
O agendamento para o Caic+ Especialidades ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), seguindo critérios de prioridade e gravidade. O paciente, de 0 a 17 anos, realiza o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebe o encaminhamento para os serviços do Caic+. O encaminhamento precisa ser inserido no Sisreg na unidade de saúde que solicitou o atendimento especializado.
Em abril, o governador Wilson Lima entregou o Caic+ Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus, onde crianças e adolescentes são atendidas também nas especialidades de neuropediatria, nutrologia, ortopedia, psiquiatria e infectologia.
Pais e responsáveis das crianças e adolescentes devem manter os dados do cadastro atualizados no Sistema Único de Saúde (SUS), para receber informações do status do seu procedimento, consulta ou exame.
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Roberto Carlos/Secom