Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável resultará em Plano Estratégico para o Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável resultará em Plano Estratégico para o Amazonas

22/06/2022
Compartilhar

Data para próximo evento será definida dentro de alguns dias pela Sedecti, que vai reunir povos e comunidades tradicionais do estado no interior

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), vai definir, nos próximos dias, a data para a realização do segundo Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável, que foi realizado ontem e hoje (20 e 21/06), no Palácio Rio Negro, bairro Centro, na zona sul. O evento tem o intuito de discutir novos vetores que fortaleçam o Polo Industrial de Manaus (PIM), a curto, médio e longo prazo, e fomentem geração de emprego e renda.

Em nome do secretário executivo de Desenvolvimento e Gestão Estratégica, Valdenor Cardoso, o titular da Sedecti, Angelus Figueira, agradeceu a todos que participaram de todo o processo para a realização e concretização do Fórum.

“É com uma alegria muito grande que nós constatamos esta participação forte de vocês, que contribuem com o combustível necessário para esta discussão com o Amazonas que nós sonhamos. O Fórum é o combustível do plano estratégico de Desenvolvimento que este governo está definindo. Aqui nós tivemos verdadeiras aulas. Foi fantástico”, avaliou.

Angelus Figueira informou que o Governo do Estado vai, nos próximos dias, definir a data e o município para a realização do próximo Fórum, que contará com a participação de povos e comunidades tradicionais do Amazonas.

“Nós sonhamos com a floresta em pé, mas em pé também o homem da floresta. De forma diferente do que vive hoje. Nós reconhecemos todos os esforços feitos até aqui, mas falta muito. Quem manteve nossa floresta em pé foi o nosso caboclo, a nossa gente e, portanto, nós precisamos respeitá-los e os serviços da floresta precisam ser recuperados. Se nós pudermos agregar valor, nós vamos ter justificado esse esforço. A Sedecti tem ouvido os povos indígenas. São todos amazonenses e nós queremos que o nosso plano estratégico seja de inclusão mesmo. Nós não queremos que acabe aqui e alguém tenha ficado de fora da discussão”, concluiu Angelus Figueira.

Temáticas

O segundo dia do Fórum foi marcado por mais uma ampla discussão a respeito de quais vetores econômicos, a partir da vocação do Amazonas, podem potencializar a matriz do estado.

O primeiro painel do dia e quarto do evento, apresentou “Mineração, Óleo e Gás – Avanços e Desafios” e teve como moderador o superintendente regional do Ministério da agricultura, pecuária e Abastecimento, Guilherme Pessoa. Como conferencistas, o diretor executivo da empresa Eneva, Damian Popolo, com os temas “Produção de Gás” e “Produção de Fertilizantes”.

Dentro da mesma temática, o diretor técnico comercial da Cigás, Clovis Correa Júnior, explanou sobre “Distribuição de Gás”.

Coube ao presidente da Potássio do Brasil, Adriano Espeschit, falar sobre a “Produção de Potássio no Amazonas”, e o professor Doutor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Sérgio Duvoisin Júnior, a apresentação sobre “Recursos Hídricos”.

O quinto painel foi a respeito da “Agropecuária Sustentável – Avanços e Desafios” e teve como moderador o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Cordeiro. Os temas apresentados foram: “Agropecuária Empresarial”, por Francisco Helder; “agricultura familiar” foi apresentada pelo engenheiro agrônomo e extensionista rural, José Milton.

Ainda no mesmo segmento, coube ao médico veterinário, Guilherme Pessoa, o tema “Experiência Exitosa com Produção pecuária em Sistema de Pastagem Cultivada e Rotacionada”.

No sexto painel, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, apresentou os vetores econômicos “Bioeconomia e Inovação – Avanços e Desafios”. O painel teve como moderadora, a executiva da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ).

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, foi conferencista do tema “Política de Fomento à Pesquisa no Amazonas”.

E o representante da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Carlos Demeterco, explanou sobre “Bioeconomia no Amazonas”.

O reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), André Zogahib, falou sobre “Inovação”.

O empresário Daniel Pinheiro palestrou sobre “Experiência Exitosa com Produtos da Bioeconomia por meio de Startup”.

Fórum

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), e da Amazonastur, além da participação de instituições de todos os segmentos público e privado que promovem, direta e indiretamente, a economia do estado, assim como, a presença de empresas com potencial investidor.

A programação incluiu a realização de palestras divididas em seis eixos: Polo Industrial de Manaus; Comércio, Serviço e turismo; Serviços Florestais; Mineração, Óleo e Gás; Agropecuária Sustentável; Bioeconomia e Inovação.

Fotos: Ramon Arcanjo/Sedecti

Assessoria de Comunicação


Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, SEPLANCTI
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

SEPLANCTI

Com apoio da Sedecti, BNDES apresenta o programa que oferece crédito com taxas a partir de 9% e prazos de até 10 anos para empresas do Amazonas

23/10/2025
SEPLANCTI

Sine celebra 50 anos com homenagens e reconhecimento à trajetória de servidores e parceiros

21/10/2025
SEPLANCTI

Sedecti realiza ação voltada ao empreendedorismo para servidores da pasta

21/10/2025

Sedecti apoia workshop do BNDES sobre Programa Mais Inovação voltado a empresas da Zona Franca de Manaus

20/10/2025
SEPLANCTI

Secretário Serafim Corrêa destaca desafios e avanços da Zona Franca de Manaus diante da Reforma Tributária

17/10/2025
SEPLANCTI

Sedecti recebe empresas europeias voltadas ao uso de tecnologias sustentáveis

14/10/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus