FOTO: Antônio Lima/ Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaEm Parintins, nesta terça-feira (21/06), o Centro Cultural – Bumbódromo recebe a exposição itinerante “Perspectivismo Amazônico: A Nossa Antropofagia”, uma homenagem aos 100 anos da Semana da Arte Moderna. A iniciativa é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Há 4 minutos
Por Agência Amazonas
A mostra conta com um acervo de murais produzidos por artistas parintinenses
O secretário Marcos Apolo Muniz, titular da pasta de Cultura e Economia Criativa, relata que movimentos como esse são de extrema importância para a cena cultural do nosso Estado.
A exposição traz um acervo de murais produzidos por artistas parintinenses, ressaltando a cultura dos amazônidas e o talento produzido no Norte. Em Manaus, a mostra será exposta no Centro Cultural Usina Chaminé e, depois de Parintins, outros municípios estão programados para receber a iniciativa.
FOTOS: Antônio Lima / Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaTalentos de Parintins
De acordo com um dos curadores da exposição, o artista Jandr Reis, os grafites e os detalhes das obras são a melhor forma de retratar o nosso país, seguindo os temas da Semana da Arte Moderna, mas com uma perspectiva amazônica.
“Por determinação do governador Wilson Lima, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa tem o prazer de promover essa exposição, provocando essa antropofagia artística que diz muito sobre a nossa gestão, que busca sempre dialogar com o novo, com as diversidades e as novas perspectivas das artes”, ressalta Marcos Apolo.
Jandr relata, ainda, que a ideia de levar a mostra ao município coincidiu com o momento do 55° Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 24, 25 e 26 deste mês.
“É uma forma do governo homenagear esse grande evento que marcou não só as artes no nosso país, mas todo um processo cultural” explicou Jandr. “Dessa forma, a gente oferece uma leitura amazônica a partir desses painéis produzidos por esses artistas talentosíssimos de Parintins, trazendo uma crítica e reflexão com esses temas”, avaliou.
Artistas Parintinenses
A exposição conta com 10 obras assinadas por Dermison Salgado, do duo Curumiz – composto por Alziney Pereira e Kemerson Freitas -, Dennis Amoedo, Levi Gama, Josinaldo Mattos e Pito Silva.
“O principal objetivo da exposição era colocar em evidência a arte desses artistas, que produziram painéis em diversos formatos, e por eles serem de Parintins, aproveitando esse momento do grandioso Festival Folclórico, tivemos essa ideia de levar a exposição ao município”, disse Reis.