FOTO: Érico Xavier/FapeamO Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), divulgou nesta quarta-feira (15/06) o resultado preliminar das ideias inovadoras selecionadas na primeira fase do Programa Centelha Amazonas 2. No total, 200 propostas foram aprovadas nesta etapa e seguem para a segunda fase do edital, que consiste no Projeto de Empreendimento. A divulgação do resultado final ocorrerá no mês de novembro.
Há 11 horas
Por Agência Amazonas
Ao todo, 200 projetos foram selecionados na primeira da fase do edital
Os 200 projetos selecionados seguem para a segunda fase do programa, na qual serão analisadas as principais dimensões a serem apresentadas pelos proponentes como equipe, produto, tecnologia, mercado, capital e gestão. Os proponentes também irão fazer detalhamentos das propostas submetidas na fase anterior, agora com foco na viabilidade e no desenvolvimento do empreendimento.
Com investimentos de R$ 3 milhões, o Centelha 2 é fruto da parceria entre o Governo do Estado, via Fapeam, e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A iniciativa, voltada para fomentar o empreendedorismo de base tecnológica no estado, apoiará 50 projetos de inovação no Amazonas, com recursos de subvenção econômica (não reembolsáveis) de até R$60 mil, por projeto, e bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Lançado no mês de novembro de 2021, o Programa Centelha Amazonas 2 recebeu 339 ideias inovadoras de 17 municípios do estado. A cidade de Manaus foi a que obteve maior número de propostas submetidas com 288; em seguida, o município de Itacoatiara com 17; Parintins com oito; Manacapuru e Presidente Figueiredo com cinco.
Ideias inovadoras
As propostas submetidas contemplam as seguintes temáticas: tecnologia social, química, novos materiais, biotecnologia, genética, tecnologia da informação e Telecom, automação, design, internet das coisas, mecânica, mecatrônica, inteligência artificial, machine learning, geoengenharia, realidade aumentada, segurança, dados, realidade virtual, manufatura avançada, robótica, blockchain, big data e nanotecnologia.
Os municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva, Autazes, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Careiro, Humaitá, Manicoré, Nova Olinda do Norte e Tabatinga submeteram de um a dois projetos no Centelha Amazonas 2.
Em relação ao gênero dos proponentes, das 339 ideias submetidas na primeira fase 61,36% são de proponentes do sexo masculino e 38,35% do sexo feminino. A faixa etária varia de 18 a 70 anos.
A formação acadêmica dos proponentes que submeteram ideias corresponde a 45,1% com Pós-Graduação; Ensino Superior 39,2%; Ensino Médio ou Técnico 13%; e Ensino Fundamental 2,7%.