Há 8 minutos
Por Agência Amazonas
Tabatinga é um município estratégico devido à localização geográfica
FVS-RCP acompanha ações em saúde em Tabatinga – FOTO: Divulgação/FVS-RCPPara fortalecer a Vigilância em Saúde Hospitalar, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, até quinta-feira (09/06), uma visita técnica no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).
A visita técnica visa acompanhar as ações realizadas na saúde, para aprimoramento dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), da Unidade Hospitalar de Tabatinga e do Hospital de Guarnição de Tabatinga (HGuT).
A FVS-RCP também monitora as ações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e Laboratório de Fronteira (Lafron) para fortalecimento das atividades exercidas na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que Tabatinga é um município estratégico, devido à localização geográfica que faz parte da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. “A região da Tríplice Fronteira é alvo de atenção e estratégias para evitar possíveis disseminação de doenças que possam circular na região. A FVS-RCP atua no município para aprimorar a saúde e vigilância local”, ressalta Tatyana.
“A visita no município de Tabatinga dá continuidade ao cronograma de atividades dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica e do controle de infecção, para implantação dos Núcleos de Vigilância em Saúde Hospitalar e fortalecimento das ações realizadas no município”, destaca a coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da FVS-RCP, Evelyn Campelo.
De acordo com a coordenadora do CIEVS no Amazonas, Josielen Amorim, a visita técnica em Tabatinga, faz parte das visitas que já foram realizadas em municípios, como Parintins e Tefé, com objetivo de apoiar as ações do CIEVS.
“Estamos em Tabatinga para aperfeiçoar os mecanismos de triagem, verificação e análise das notificações para identificar e responder às emergências epidemiológicas no município”, destaca Josielen.
“A visita também tem por objetivo apoiar os núcleos de Vigilância Hospitalar na detecção oportuna das doenças de notificação compulsória imediatas, bem como, qualificar os processos de trabalho instituídos nestas unidades, com avaliação das ações de prevenção, controle de infecções e segurança do paciente nos ambientes hospitalares”, destaca a coordenadora estadual da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Reveh), Andréia Santos.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.