Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas começa a implantar iluminação pública de LED em Barreirinha
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
DestaqueGoverno do Amazonas

Governo do Amazonas começa a implantar iluminação pública de LED em Barreirinha

02/06/2022
Compartilhar

O Governo do Amazonas iniciou, nesta quarta-feira (1º/06), a implantação do programa Ilumina+ Amazonas em Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus). O município é o terceiro, depois de Tefé e Parintins, que terá seu sistema de iluminação pública antigo substituído por luminárias modernas de LED. O programa, que está modernizando o sistema de iluminação pública do interior do estado, é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Serão substituídos 902 pontos de iluminação na área urbana do município

Até o fim do ano, o governador Wilson Lima pretende modernizar a iluminação pública urbana das 25 maiores cidades do estado, com investimento inicial de R$ 110 milhões. Com a cidade de Maués, que já tem toda a iluminação em LED feita pelo Estado, serão 26 municípios com 100% da área urbana iluminada pelo programa.

Manaus 24.05.2022 – MODERNIZAÇÃO DA iluminação pública DE Parintins DE Parintins AVANÇA COM O ILUMINA+ AMAZONAS.
FOTO:TIAGO CORREA_UGPEDe acordo com o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, serão substituídos 902 pontos de iluminação em Barreirinha. “O governador Wilson Lima quer que boa parte das ruas estejam com a nova iluminação já no aniversário da cidade, em 9 de junho próximo”, disse Marcellus, que nesta quinta-feira (02/06) também acompanha o início dos serviços em Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital).

Em Tefé (a 523 quilômetros da capital), que está entre os primeiros a receber a ação, ao lado de Parintins, até o último fim de semana, já foram substituídas 2.388 luminárias, o equivalente a 87% do total previsto. Em Parintins, foram trocadas 3.338 (57%).

Balanço

O Governo do Amazonas também firmou convênios com as Prefeituras de Atalaia do Norte e Alvarães, e está repassando os recursos que irão utilizar para efetuar a implantação do NOVO sistema de iluminação pública.

Outro município incluído no programa é NOVO Airão, onde, inicialmente, estava prevista a implantação por convênio firmado com a Prefeitura local e agora será por execução direta da UGPE.

A luminária de LED economiza em até 60% o custo com a energia elétrica e tem maior eficiência, ou seja, ilumina mais com menos consumo, além de contribuir com a segurança das cidades.

Benefícios

Também contribui com o meio ambiente, tendo em vista que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado e, com as luminárias públicas de LED, o consumo do combustível irá reduzir.

———

Por Agência Amazonas
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Alvarães, Amazonas, Atalaia do Norte, Barreirinha, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Itacoatiara, Manaus, Maués, Meio Ambiente, Novo Airão, Parintins, Tefé
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima leva padrão Delphina ao HPS Platão Araújo e apresenta balanço do primeiro mês de novo modelo de gestão com aumento de 49% das cirurgias

18/08/2025
Governo do Amazonas

Envelhecimento digno e saudável é discutido durante a abertura da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

18/08/2025
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 124 candidatos do PSS para a capital, interior e áreas indígenas do Amazonas

18/08/2025
Governo do Amazonas

CGE-AM recebe Transparência Internacional para alinhar cooperação em obras de infraestrutura

18/08/2025
Governo do Amazonas

Balanço do semestre: Sedurb aponta avanços em habitação, saneamento, iluminação e infraestrutura

18/08/2025
Governo do Amazonas

“Estou muito feliz porque posso voltar a enxergar”, diz paciente sobre cirurgia de catarata que será realizada pelo Governo do Amazonas

18/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus