Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Estado prepara política de governo e aposta em manejo florestal sustentável como diversificação econômica
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Estado prepara política de governo e aposta em manejo florestal sustentável como diversificação econômica

26/05/2022
Compartilhar

Foto: Ramon Arcanjo/SedectiNo intuito de organizar um plano estratégico para a criação de uma política de governo focada no manejo florestal sustentável, que gere emprego e renda para o estado, vários órgãos governamentais ligados à temática, reuniram-se nesta sexta-feira (26/05) no auditório da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), localizado na Avenida Urucará, 595, Cachoeirinha, zona sul de Manaus.
Há 35 minutos
Por Agência Amazonas

O planejamento estratégico, orientado pelo governador Wilson Lima, vislumbra novos vetores que gerem emprego e renda

O titular da Sedecti, Angelus Figueira, que coordenou a reunião, ressaltou que o foco do encontro “foi para que, por orientação do governador, o estado possa almejar transformar o manejo florestal, em política de desenvolvimento, nas formas da lei e com responsabilidade”. 

Além dos órgãos do governo, a reunião também contou com a participação de representantes da empresa Mil Madeiras Preciosas, de Itacoatiara. 

Saída econômica

“E nós estamos aqui não só para ouvir a Mil Madeiras, mas ela tem muitas coisas interessantes para nos ensinar. Até porque, dentro do nosso estado, foi quem se instalou e é um exemplo exitoso do ponto de vista ambiental. Então, esse respaldo a gente quer trazer para que as pessoas possam entender, sem generalizar, como é feito quando as pessoas não entendem o que é o manejo florestal e o quanto essa atividade PODE ser benéfica para a população, para o estado, para o meio ambiente”, sinalizou o secretário.

“Vejo que é uma das saídas econômicas para o Estado do Amazonas porque passa pelos planos de manejo que a gente considera como planos de manejo sustentáveis. É uma aposta que o Governo do Estado está fazendo em cima do seu maior ativo que é a floresta, além de ser uma forma de organizar as várias instituições aqui presentes para que cada uma possa compor esse plano estratégico que o governador vai anunciar em breve”, frisou Valete.

Para o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, a discussão sobre manejo florestal sustentável coordenada pela Sedecti é uma “saída econômica” para o Estado do Amazonas.

“O estado tem todos os instrumentos para realizar o manejo florestal. Temos uma lei estadual que trata e permite a concessão florestal, temos a Secretaria de Estado do Meio Ambiente que é quem faz esse trabalho inicial e que PODE, inclusive, fazer essa concessão florestal ou via ADS ou pela CADA. Então, temos a faca e o queijo na mão para ter uma política pública sustentável que garanta o desenvolvimento econômico sem derrubar a floresta”, avaliou o procurador. 

Para o chefe da Procuradoria do Meio Ambiente (PMA) da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM), procurador Daniel Pinheiro Viegas, do ponto de vista legal, o Amazonas tem grandes chances de desenvolver o segmento de manejo florestal sustentável.    

Representantes da empresa Mil Madeiras Preciosas, uma filial do grupo suíço Precious Woods, fizeram uma apresentação onde explicaram seu case de sucesso na cidade de Itacoatiara, onde estão instalados desde 1994 e atuam em operações de manejo florestal sustentável e produção industrial madeireira.

Mil Madeiras

Outras reuniões para tratarem sobre os encaminhamentos feitos nessa que foi a primeira com os órgãos relacionados ao manejo florestal, devem ocorrer na próxima semana.

“Esse é um momento ímpar que está acontecendo no Amazonas, pois nós nunca tivemos esse tipo de reunião com o Governo do Estado. Antes, as reuniões aconteciam, mas eram bastante voláteis. Agora vemos uma atenção diferente para o manejo florestal”, declarou o engenheiro florestal e responsável pelo licenciamento ambiental da usina e do manejo da Mil Madeiras, Josué Souza.

Além da Sedecti, Ipaam, PGE-AM e Mil Madeiras, também participaram do encontro, representantes das Secretarias de Estado do Meio Ambiente, da produção rural (SEPROR), das Cidades e Territórios (SECT), além das Agências de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Amazonense de desenvolvimento econômico Social e Ambiental (Aadesam).

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Itacoatiara, Manaus, Meio Ambiente, Urucará
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Procon Manaus e o aumento da cesta básica em supermercados

04/09/2025
Geral

Faça a Conta. Use GNV – Recorde de bônus às empresas

04/09/2025
Geral

#SouManaus: Prefeito David Almeida acompanha entrega de kits

03/09/2025
Geral

De mãos dadas com o coração: a força do comprometimento

03/09/2025
Geral

Análise da água – Nova ferramenta para detecção de metais pesados

03/09/2025
Geral

Pró-Saeb: 36 mil alunos de Manaus se preparam para o exame

03/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus