A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (18/05), ação que resultou na prisão de um homem, de 36 anos, pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra sua enteada, uma adolescente de 14 anos. A prisão ocorreu no bairro Santo Agostinho, zona oeste de Manaus.
Prisão do infrator ocorreu no bairro Santo Agostinho, zona oeste da capital
“Todos os dias são registrados inúmeros casos de violência contra crianças e adolescentes, em diversos ambientes que elas frequentam. É necessário que a família e a sociedade sejam envolvidas nessa discussão, além de combater e prevenir esse crime, sempre alertando crianças e adolescentes, pois na maioria das vezes as vítimas não tem a percepção sobre o que é o abuso sexual”, ressaltou a titular.
Durante coletiva de imprensa realizada na sede da Depca, no bairro Aleixo, zona centro-sul, a delegada Joyce Coelho, titular da unidade especializada, destacou que a prisão do indivíduo ocorreu no Dia Nacional de Combate à Exploração de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“A familiar descobriu o fato criminoso após a adolescente lhe contar que o padrasto praticava os abusos nos momentos em que a mãe dela não estava em casa. Posteriormente ela veio registrar o BO aqui na delegacia”, disse Joyce.
Conforme a delegada, as diligências em relação ao caso iniciaram no momento em que uma familiar da vítima compareceu à Depca para realizar a denúncia contra o infrator, comunicando que a vítima estava sendo violentada sexualmente pelo padrasto há mais de um ano.
“Entretanto, devido à proximidade da mãe com o infrator, além da pressão que ela sofria na residência, a jovem compareceu à delegacia e notificou a situação para a autoridade. Foram realizadas diligências e ficou constatada a veracidade do delito, sendo solicitado à Justiça pelo mandado de prisão preventiva do indivíduo, e a ordem judicial foi decretada no dia 30 de abril deste ano, pela juíza Rosália Guimarães Sarmento, da Central de Plantão Criminal”, detalhou a titular da Depca.
Ainda de acordo com a autoridade policial, após o registro, a jovem foi encaminhada para acolhimento no Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (Saica), porém, ainda manifestava interesse em morar com sua mãe. Diante disso, foi expedida uma medida protetiva para que ela voltasse a residir com ela.
Ou ainda, caso o denunciante prefira registrar a ocorrência presencialmente, a Depca funciona em regime de plantão 24h, e está localizada na avenida Via Láctea, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.
Denúncias
As pessoas que souberem de crimes dessa natureza devem entrar em contato pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). Se o crime estiver acontecendo naquele momento, o contato deve ser feito pelo 190, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
Procedimentos
O homem responderá pelo crime de estupro de vulnerável. Ele será levado para à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficará à disposição do Poder Judiciário.
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM