Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Combate à LGBTfobia: SES-AM atua na expansão do atendimento humanizado à população LGBTI+
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Combate à LGBTfobia: SES-AM atua na expansão do atendimento humanizado à população LGBTI+

17/05/2022
Compartilhar

Nesta terça-feira (17/05), Dia Mundial de Combate à lgbtfobia, a Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM) destaca os avanços no atendimento prestado à população LGBTI+, na REDE pública de saúde. Em 2021, o estado foi um dos pioneiros do país a aprovar a Política de saúde à essa população, o primeiro na região Norte.

Além da adoção da política estadual, a SES-AM mantém atividades de ampliação dos atendimentos promovidos pelo Ambulatório de Diversidade Sexual, localizado na Policlínica Codajás, que está em atividade desde 2017. Atualmente, a secretaria atua na capacitação de profissionais da capital e do interior para promoção do atendimento humanizado nas unidades de saúde.

O avanço no atendimento à população LGBTI+ tem como um dos eixos principais a formação dos servidores da Atenção Primária em saúde (APS), em parceria com as prefeituras, e profissionais da média, alta complexidade e das áreas especializadas. A coordenadora estadual de saúde LGBTI+ da SES-AM, Vivian Marangoni, destaca a importância de sistematizar a formação destes servidores para que não seja algo pontual.

“Não é uma formação pontual de apenas um encontro, a questão realmente é uma sistematização da formação nos moldes de educação continuada mesmo, em que a gente consiga estar junto com os profissionais dos três níveis de assistência e também as maternidades. Pensando que a experiência da maternidade hoje não é uma experiência só de mulheres, mas também de toda a população LGBTI+ que tem o direito a ter uma gravidez, parto e puerpério dignos também”, esclarece a coordenadora.

Descentralização

A interiorização da assistência integral de saúde à população LGBTI+ também objetiva a descentralização do atendimento realizado no Ambulatório de Diversidade Sexual, na capital. Os serviços estão sendo expandidos para Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), o primeiro a aprovar uma política municipal de saúde LGBTI+.

“Em fevereiro a equipe da SES-AM promoveu, junto com a prefeitura de Tabatinga, uma formação com os servidores da saúde para prestar esse atendimento, falar da importância, do respeito a todas as questões de assistência à saúde LGBT, mas principalmente do nome social, respeito aos pronomes”, informou a coordenadora.

Atendimento

FOTO: Bruno Zanardo/SECOM O Ambulatório de Diversidade Sexual, que funciona na Policlínica Codajás, está em atividade desde abril de 2017, tendo iniciado com 24 pacientes, e que hoje acompanha mais de 700 pessoas, oferecendo assistência multiprofissional composta por uma equipe de profissionais de enfermagem, psicólogos, serviço social, fonoaudióloga e médicos especializados.

O atendimento no ambulatório é voltado para a questão da assistência ao processo transexualizador, incluindo o manejo hormonal, atendendo em maioria transexuais, travestis e pessoas não-binárias, mas também dando assistência a homens e mulheres homossexuais.

A coordenadora do ambulatório, Dária Neves, ressalta a constância no aperfeiçoamento do atendimento e a importância das parcerias firmadas com universidades, com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a Organização Pan-Americana da saúde (Opas) e outras unidades de saúde.

“Estamos também desenvolvendo, através da parceria com a Universidade do Estado do Amazonas que nós temos, pelo Telessaúde, o atendimento a alguns municípios, como Parintins e Tabatinga. Criamos parcerias com o Serviço de Radiologia da Fundação Cecon, com o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Adriano Jorge e também da equipe de Urologia e Cirurgia”, disse a ginecologista e sexóloga.

O ambulatório está reforçando o contato com os municípios para promover as capacitações e cada vez mais descentralizar o atendimento, e assim levar o acompanhamento completo também para essa população que vive no interior do estado.

———

Por Agência Amazonas
FOTO: Bruno Zanardo/SECOM

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Codajás, Estado do Amazonas, Manaus, Parintins, Tabatinga
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Corações de Mãos Dadas: Amor Digital Em Alta

31/10/2025
Geral

jebs 2025 – Amazonas brilha com 45 medalhas

31/10/2025
Geral

Despoluição Visual: Transformando Manaus

31/10/2025
Geral

Imuniza Norte: Campanha de Vacinação de Influenza

31/10/2025
Geral

Governador Wilson Lima promove inovação com editais Fapeam

31/10/2025
Geral

Governador Wilson Lima: Investimentos de R$ 1,4 Bilhão

31/10/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus