Há 21 minutos
Por Agência Amazonas
Patrulhamentos, salvamentos e resgates estão entre as atuações.
FOTOS: Tarcísio Heden/SSP-AMCoordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) atua em apoio às equipes em ocorrências terrestres e resgates com o auxílio de helicópteros. Além disso, o DIOA também realiza missões de apoio a instituições das esferas municipal, estadual e federal. Nos três primeiros meses deste ano, os agentes do Departamento já atuaram em 42 ações, entre patrulhamentos, salvamentos e resgates.
Recentemente, o espaço físico do Departamento Aéreo passou por uma reforma, viabilizada pelo Governo do Estado, através do programa Amazonas Mais Seguro, coordenado pela SSP-AM. De acordo com o coordenador do DIOA, delegado Rafael Montenegro, o Departamento passou por uma reforma em sua estrutura física, a fim de dar mais mobilidade e qualidade nas ações em que o tempo é essencial para salvar vidas.
“Houve uma obra bem significativa de forma a melhorar as condições não somente de guarda dos nossos equipamentos, como também de melhores condições para os servidores em questão de segurança e conforto”, explicou.
Atualmente, o DIOA conta com pilotos, operadores aerotáticos e mecânicos, que compõem um efetivo de 23 servidores entre policiais civis, militares e bombeiros militares, além de quatro aeronaves, sendo três helicópteros e um avião.
Atuando como piloto de helicóptero do DIOA, desde 2017, o delegado Reinaldo Figueira reitera a importância do departamento para o sistema de Segurança Pública estadual.
“Hoje nós realizamos voos noturnos e, nos horários em que fazemos o policiamento com os helicópteros, temos conseguido diminuir as taxas de homicídios nos bairros onde a mancha criminal é alta. Então, isso é um grande ganho não só para a população, mas também para todos nós. Traz uma felicidade muito grande”, ressaltou o piloto.
Ações
Ao todo, foram 42 missões nos três primeiros meses deste ano, entre patrulhamentos, salvamentos e resgates. Além disso, o DIOA também fez levantamento de pontos de desmatamento ilegal, em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Para o sargento PM Fábio Melo, que também atua como piloto do DIOA, a potência das aeronaves faz a diferença para o sucesso das operações. “Temos helicópteros capazes de realizar busca e salvamento em áreas de mata, rios, pois temos uma aeronave anfíbia, o que amplia o nosso alcance no estado. Além de outra aeronave de asa fixa, que serve de suporte para instrução de novos pilotos do Departamento”, explicou o sargento.
Contato
É possível acionar as equipes do DIOA através do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e até mesmo do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), além do disque-denúncia da SSP, o 181.
O DIOA funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, e está localizado no Aeroclube do Amazonas, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.