Promovida pela Ejud11, a XVI Jomatra ocorre de 4 a 8 de abril no formato telepresencial.
A 16ª edição da Jornada Institucional dos Magistrados do Trabalho do TRT da 11ª Região (Jomatra) teve início na manhã desta segunda-feira (4/4). Durante os cinco dias de evento, que se estende até a próxima sexta-feira (8/4), os desembargadores e juízes do TRT-11 participam de palestras, minicursos, oficinas e rodas de conversa realizadas por videoconferência na plataforma Zoom.
Na abertura da Jomatra, a presidente do Regional, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, fez as saudações iniciais e salientou o objetivo de melhoria contínua dos serviços jurisdicionais por meio da capacitação dos magistrados. “Que possamos aproveitar este momento de qualificação e crescimento intelectual, visando sempre à excelência da prestação jurisdicional”, disse a presidente, destacando os temas jurídicos e de grande relevância social que serão debatidos durante a semana.
O diretor da Escola Judicial do TRT da 11ª Região (Ejud11), desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, explicou que a programação foi elaborada após consulta aos magistrados, que sugeriram temas com ênfase na execução trabalhista. Após dois anos de pandemia e otimista diante do atual cenário epidemiológico, o desembargador externou sua expectativa de que a próxima Jomatra seja realizada de forma presencial.
Programação
Coube ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Claudio Mascarenhas Brandão, proferir a palestra inicial sob o tema “Efetividade da Execução na Atualidade”. Na sequência do primeiro dia de evento, a juíza do trabalho do Tribunal Regional da 12ª Região – SC (TRT-12), Danielle Bertachini, ministrou o minicurso “Provas judiciais” com foco na prática.
As atividades da Jomatra prosseguem até sexta-feira (8/4), no horário das 8h às 13h30. No último dia de evento, a jornada institucional terá duas rodas de conversa: uma sobre o papel do sistema de justiça para a equidade de gênero e outra que abordará o racismo estrutural. Confira a programação completa.
Audiências e sessões suspensas
Conforme o art. 1º da Portaria 121/2022/SGP, foi autorizada a liberação da jurisdição de todos os magistrados no período de realização da Jomatra. Não haverá audiências e sessões de julgamento, mas os prazos processuais estão mantidos. As unidades do TRT-11 funcionam em sua plena normalidade.
Mesa de honra
Além da presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, e do diretor da Ejud11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, compuseram a mesa de honra: a corregedora regional, desembargadora Márcia Nunes da Silva Bessa; a juíza titular da 9ª Vara do Trabalho de Manaus, vice-diretora e coordenadora pedagógica da Ejud11, Carolina de Souza Lacerda Aires França; e o juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Manaus e presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 11ª Região (Amatra-XI), Adelson Silva dos Santos.
ASCOM/TRT11
Texto e prints: Paula Monteiro
Arte: Renard Batista
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.