A cada 15 segundos, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral no mundo
O alerta do “Abril Verde” é sobre a prevenção de acidentes do trabalho. A data foi instituída no ano de 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) que estabeleceu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121, de 2005, instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. É uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos.
Além da perda de vidas, incapacitações e danos à integridade física dos trabalhadores, as perdas decorrentes de acidentes e doenças do trabalho são estimadas pela OIT em 4% do Produto Interno Bruto, o PIB, o que ultrapassa o valor de R$ 300 bilhões de reais/ano somente no Brasil, considerando o PIB de 2020”, segundo o cientista de dados e procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Luís Fabiano de Assis.
No mundo, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos. De 2012 a 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros, o que representa uma taxa de seis óbitos a cada 100 mil empregos formais nesse período, aponta o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo MPT e a OIT.
A cada ano, o Ministério do Trabalho desenvolve a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, com o objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
Neste mês, os prédios do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima TRT-11 estarão iluminados na cor verde em alusão à cor de abril.
ASCOM/TRT11
Arte: Renard Batista
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.