FOTO: Divulgação/SEPRORO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou o primeiro curso de Capacitação de Caseiro Rural, que aconteceu de segunda-feira (21/03) a quarta-feira (23/03), na Comunidade São Francisco, no município de Iranduba (49 quilômetros distante da capital), e contou com a participação de 29 alunos entre moradores locais e das comunidades de Santa Maria e Areal dos Caminhoneiros.
Há 25 minutos
Por Agência Amazonas
O curso aconteceu na comunidade São Francisco envolvendo mais duas localidades
Durante o curso, que é gratuito, os alunos recebem orientações sobre acompanhamento de plantio até a colheita e pós-colheita, controle de pragas e doenças, cuidados com o bem-estar dos animais nas propriedades rurais. Os participantes também aprendem a fazer pequenas manutenções elétricas e hidráulicas e passam a ter noções de segurança e conhecimento sobre questões envolvendo a saúde no trabalho, direitos e deveres e primeiros socorros.
As diversas atividades durante os três dias de curso foram apresentadas pelos instrutores do Sistema Sepror, José Portugal, Sandro Moreira, José Humberto e Ana Flávia Marinho. O curso teve a duração de 24 horas/aula distribuídas em teoria e prática.
Para a diretora do Depe, Rose Torres, o curso representa a continuidade das ações de capacitação de trabalhadores rurais que passam a ter maior conhecimento para o desempenho de suas atividades e maiores oportunidades de trabalho, seja no campo como nas propriedades produtivas nas áreas urbanas.
As atividades são coordenadas pelo Departamento Pedagógico da Sepror (Depe) e apoiadas pelo escritório local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
“O Depe tem programados uma série de cursos de capacitação, entre eles Capacitação em Horta Caseira e Administração e Marketing Rural, que estarão acontecendo nos próximos dias, também no município de Iranduba”, informou Rose Torres.