Há 39 minutos
Por Agência Amazonas
Reforma foi realizada por internos do programa Trabalhando a Liberdade, da Seap
FOTO: Divulgação/SeapReeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus II (CDPM 2) concluíram a revitalização da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada na avenida Ivanete Machado, bairro Parque Dez, zona centro-sul da cidade. A atividade foi promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), via programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade. No total, 30 Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) trabalharam no local.
Foram dois meses de reparos, e dentre os serviços executados estão: reparos no meio-fio, calçadas, rampas de acesso; reforma da quadra; serviço de podagem; roçagem; reparos hidráulicos; serviços de solda em portões, calhas; limpezas e pinturas em geral.
As atividades fazem com que os internos desenvolvam habilidades adquiridas por meio dos cursos ofertados pela Seap, em parceria com as empresas terceirizadas das unidades prisionais.
Durante a cerimônia para a apresentação do prédio revitalizado, realizada nesta quarta-feira (16/03), além dos reeducandos que realizaram as obras, estiveram presentes o secretário titular da Seap, coronel Paulo Cesar; o secretário executivo da pasta, Denis Caetano; o secretário adjunto, coronel André Luiz Gioia; a secretária executiva administrativa do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathelen Braz; o secretário executivo adjunto da FPS, Rafael Batista, representando o Governo do Estado.
Estiveram ainda no evento representantes das empresas terceirizadas Rh Multi, New Life, Reviver, além de colaboradores e estudantes da Apae.
O secretário Paulo Cesar salientou a importância dessas ações. “Através dos programas desempenhados pela secretaria, os internos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades, colocando em prática todos os conhecimentos adquiridos em cursos profissionalizantes, sendo assim uma forma de conseguir uma fonte de renda após cumprirem a sua pena”, enfatizou.
A presidente da Apae, Socorro Barros, declarou sua gratidão ao Governo do Amazonas que, por meio da secretaria, realizou as obras de revitalização.
“Após o período pandêmico nós achávamos que não teríamos um espaço em condições de receber nossos alunos de volta, mas foi graças à Seap que hoje temos um prédio totalmente revitalizado pela mão de obra carcerária. Fica aqui a minha imensa gratidão a cada um, porque sem vocês, nada disso seria possível”, destacou.
O interno Roberto (nome fictício) relata que se sentiu entusiasmado por fazer parte dessa reforma. “Fico feliz em fazer parte do programa Trabalhando a Liberdade, em poder me qualificar por meio dele. Eu me sinto mais feliz ainda por fazer parte desta revitalização que com certeza vai ajudar muitas famílias da comunidade”, finalizou.
Instituição
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) é uma sociedade civil filantrópica sem fins lucrativos que atua há 49 anos prestando atendimentos educacionais e clínicos para crianças e adultos com necessidades especiais sem fins lucrativos.
No Amazonas, existem cinco Apaes distribuídas pelo estado, sendo uma localizada em Manaus e outras quatro nos municípios de Tefé, Itacoatiara, Careiro e Manacapuru. Atualmente, a unidade de Manaus atende nos turnos matutino e vespertino, com cerca de 185 alunos matriculados.