Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Mais de 700 moradores da Sharp e Manaus 2000 receberam certificado residencial para reassentamento no Prosamin+
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Mais de 700 moradores da Sharp e Manaus 2000 receberam certificado residencial para reassentamento no Prosamin+

10/02/2022
Compartilhar

Há 45 minutos
Por Agência Amazonas

Áreas receberão intervenção pelo programa e concentram mais de 2.500 famílias

FOTOS: DivulgaçãoCom a entrega de certificados em andamento para famílias a serem reassentadas pelo programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), o Governo do Estado já entregou, até a segunda-feira (07/02), mais de 700 certificados para moradores da comunidade da Sharp e da Manaus 2000, áreas a receberem a intervenção pelo programa. Ao todo, 2.580 imóveis estão cadastrados para receber o registro nas duas áreas.

O Prosamin+ recebeu novos investimentos, seguindo determinação do governador Wilson Lima. As ações são coordenadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e a fase de certificação valida as informações colhidas com as famílias cadastradas em 2020.

O procedimento também acelera o processo de indenização junto à Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), pois já orienta os moradores em relação às documentações que serão necessárias nos processos de reassentamento.

“O primeiro trabalho desse reassentamento é o trabalho técnico de engenharia, e depois as equipes da área social fazem a certificação. Ou seja, entregamos um certificado onde é identificada cada família, quantos moradores, qual o perfil da sua moradia, e com esse certificado elas estão habilitadas a abrir um processo individual administrativo para receber a reposição de moradia no futuro programa”, explicou o engenheiro Marcellus Campêlo, coordenador executivo da UGPE.

Conforme a UGPE, foram entregues 709 certificados nas duas áreas, sendo 480 na Comunidade da Sharp e 229 na Manaus 200. O Governo do Amazonas construirá 648 unidades habitacionais que serão uma das soluções de moradia oferecidas aos beneficiários do Prosamin+.

Famílias – Somente na comunidade da Sharp, mais de 2.100 famílias serão reassentadas, a maior área de intervenção da nova fase do Prosamin+. Os trabalhos no local seguiram a todo vapor durante a semana para entregar os certificados para as famílias contempladas no programa.

Uma das beneficiadas será Geise Michiles, de 27 anos. A dona de casa mora em uma residência na rua Oriente, que constantemente é afetada por alagações durante as chuvas. Segundo ela, o processo dá mais segurança para que as famílias encontrem um NOVO espaço.

“[Desejo] uma casa, um apartamento e uma vida melhor. Ainda mais que eu tenho minhas duas meninas. Conforto, segurança e uma moradia mil vezes melhor em tudo, em aspecto de lazer. A gente não tem muito aspecto de lazer aqui para ir brincar, correr. A criança brinca na rua, mas vem toda cheia de ‘perebas’, feridas, cai na lama e é complicado”.

Ivone Pereira, de 37 anos, também recebeu o certificado das equipes da UGPE. Ela afirma que sair do local é um sonho de todos os moradores.

“É um sonho nosso, todos os moradores saírem desse lugar, sim. E eu quero agradecer, agora, com esse título, já estou confiante como nunca perdi a fé que nós vamos sair daqui, em breve”.

Investimentos – No Prosamin+, o Governo do Estado vai investir cerca de R$ 542 milhões, recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com contrapartida do Estado.

Em sua primeira fase, o Prosamin+ vai beneficiar as famílias que residem no leito do Igarapé do Quarenta, em áreas na comunidade da Sharp e na Manaus 2000, nas zonas leste e sul, respectivamente.

O programa vai executar obras de infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes.

Estima-se que 60 mil pessoas serão diretamente beneficiadas na nova fase, seja com habitação segura, ou com a coleta e tratamento de esgoto e água tratada, construção de parques, de novas vias, drenagem, reflorestamento e recuperação dos canais de igarapés.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Governo do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Atletismo amazonense brilha no Sul-Americano Master

17/11/2025
Geral

FUnATI: 18 anos de inovação e cuidado ao idoso

17/11/2025
Geral

Estado de atenção em Manaus por chuvas intensas

17/11/2025
Geral

Caravana Natalina – David Almeida na Ponta Negra

16/11/2025
Geral

Caravana natalina em Manaus promove união e alegria

16/11/2025
Geral

Asfaltamento rural Manaus: Vantagens e melhorias para a zona rural

16/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus