Para evitar a propagação da Covid-19, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva de Cidadania (Secid), adotou medidas de prevenção e proteção nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), devido ao aumento de casos da doença no estado do Amazonas.
Ações foram tomadas para melhor atender a população
Segundo a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, acolher os cidadãos com proteção e segurança é essencial para que os direitos sejam garantidos.
As medidas adotadas incluem distanciamento social nos assentos, aumento de totens de álcool em gel e restrição de acompanhantes. Apenas menores de 18 anos podem entrar com uma pessoa nas unidades. Para os servidores, foram realizadas testagem e distribuição de Equipamento de Proteção Individual (EPI), como máscara descartável, máscara de proteção facial, luvas, aventais e álcool em gel.
A titular da Secid, France Mendes, destacou que a decisão segue as normas determinadas pelo governador Wilson Lima.
“Nosso comprometimento é para atender os cidadãos com responsabilidade e empenho. Para isso, estamos sempre buscando oferecer um serviço seguro ao disponibilizar álcool em gel, proporcionar distanciamento social e distribuir EPIs para servidores”, disse ela.
Atendimentos
O agendamento para atendimento nas unidades do PAC está sendo realizado apenas por meio do PAC Digital. Para realizar a solicitação, basta baixar o aplicativo do Sasi na loja de aplicativo do celular, fazer o cadastro e inserir o código “SJPAC”. Depois disso, basta seguir as instruções dadas pelo aplicativo.
“Para proteção dos servidores e dos usuários que utilizam o sistema dos PACs, os serviços estão sendo executados conforme as normas de uso de EPI. Essa é uma das determinações do governador Wilson Lima para o atendimento humanizado à população do estado do Amazonas”, afirmou ela.
PACs
Ao todo, a Sejusc coordena 13 unidades do PAC, sendo nove na capital e quatro em outros municípios: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins.
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação/Sejusc