O prefeito em exercício e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, vistoriou, na manhã desta sexta-feira, 7/1, a obra de contenção de talude e implantação de uma rede de drenagem profunda na rua Manoel Ribeiro, no bairro Mauazinho, zona Sul de Manaus. A área sofreu um desbarrancamento ocasionado pelas fortes chuvas e agravado pelas construções irregulares. Os serviços seguem para a etapa de conclusão.
“A orientação do prefeito David Almeida é que a gente recupere essas áreas erodidas e depois providencie a ocupação do espaço público, porque nós compreendemos que onde o poder público não faz a ocupação do que é seu, alguém vai fazer de forma irregular”, pontua Rotta.
A prefeitura estuda alternativas para construir uma praça pública, um playground ou uma quadra de futebol no local, para evitar o surgimento de novas construções irregulares.
Mapeamento
Os trabalhos iniciaram de imediato, após determinação do prefeito David Almeida. O local recebeu terraplanagem, aterro, escada hidráulica e proteção dos taludes com camada vegetal. A obra, agora, está em fase de finalização.
“Somente no primeiro ano da gestão David Almeida, em 2021, nós enfrentamos problemas iguais ou maiores que esse. Até hoje, já enfrentamos, e resolvemos, ao menos 12 erosões. Atualmente, estamos trabalhando de forma célere em outros dois pontos da cidade, no bairro São Raimundo, e no conjunto Francisca Mendes, no bairro Cidade Nova”, informa. “Nesses locais, os problemas logo serão igualmente resolvidos”, complementa.
Problemas de erosão pela cidade estão no radar da prefeitura desde o início da gestão. Para solucioná-los, o Executivo municipal implementou, por meio da Seminf, levantamentos topográficos e mapeamento das zonas críticas.
No mês de novembro de 2021, o prefeito David Almeida esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, onde apresentou um mapeamento dos problemas de erosão em Manaus. “Estamos aguardando o apoio do governo federal porque, sozinha, a prefeitura não tem condições de resolver todos esses problemas”, observa Rotta.
Repasses
Asfaltamento
O governo do Estado anunciou, no mês de dezembro, o repasse de R$ 6 milhões à prefeitura para a contenção de erosões. “Ainda é pouco, já que estamos falando de 150 grandes erosões na cidade. Uma pela outra, vamos colocar R$ 3 milhões para resolver de forma definitiva esses problemas. Ainda assim, estamos contando com essa parceria com o governo do Amazonas. O prefeito David já bateu à porta dos dois governos. Esperamos que, em 2022, essas parcerias se concretizem, porque Manaus tem pressa e o trabalho não pode parar”, ressalta o secretário de Infraestrutura.
“Os moradores ansiavam pela pavimentação da via, mas, hoje, nós estamos realizando esse trabalho. Um serviço básico de infraestrutura, que nunca chegou nessa área”, comenta o prefeito em exercício.
Mesmo sob chuva, as máquinas não pararam de trabalhar na pavimentação asfáltica da zona Leste de Manaus. Pela primeira vez, em 10 anos, desde que a comunidade Vila da Realidade foi fundada, os moradores recebem serviço de infraestrutura na rua Maria Eliza, no bairro Puraquequara.
— — —
No local, as equipes da Seminf trabalham com aplicação de 120 toneladas de massa asfáltica em 300 metros de extensão de duas vias: no ramal do Chico Mendes e na estrada do Puraquequara.
Fotos – Márcio Melo/Seminf
Texto – Alessandra Taveira/Seminf
Rede de drenagem e obra para conter erosão no Mauazinho são intensificadas pela prefeitura Prefeitura Municipal de Manaus.
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzxMxc