Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas certifica mais duas unidades de beneficiamento de pescado
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
GeralManchete

Governo do Amazonas certifica mais duas unidades de beneficiamento de pescado

23/12/2021
Compartilhar

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), entregou os certificados de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) a duas unidades de beneficiamento de pescado no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Com mais esses registros, o Amazonas fecha o ano de 2021 com 166 empreendimentos com SIEs ativos, dos quais cinco foram entregues ao longo deste ano.

Estado, por meio da Adaf, fecha o ano de 2021 com 166 empreendimentos com SIEs ativos, dos quais 5 entregues neste ano

Localizado no quilômetro 73, da rodovia AM-070, o Entreposto de Pescado Frigorífico Santo Antônio passa a operar sob o SIE n°132, com capacidade para processar 20 toneladas de pescado diariamente, empregando oito funcionários.

Os estabelecimentos Frigorífico Santo Antônio e Chikó Alimentos já podem processar e comercializar produtos de pescado com o Selo de Inspeção Estadual, que assegura a qualidade e inocuidade dos alimentos de origem animal produzidos no Amazonas.

“Estamos buscando sempre melhorar os nossos produtos, já trabalhávamos com peixe de barco, mas decidimos alcançar mais um passo, obtendo o SIE junto à Adaf para entrarmos no mercado com responsabilidade”, declarou Antônio Souza.

Para Antônio Souza, proprietário do Frigorífico Santo Antônio, obter o selo de inspeção é sinônimo de qualidade para a comercialização dos alimentos.

No dia 9 de dezembro, o Ministério da agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa), concedeu à Adaf o Certificado de Equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa), que oportuniza aos empreendimentos comercializarem seus produtos de origem animal fora do estado do Amazonas, realizando o reconhecimento nacional dos produtos regionais.

Questionado sobre a expectativa para os negócios a partir de agora, Antônio afirma que o objetivo é crescer e melhorar cada vez mais o trabalho. “O Sisbi PODE ser o nosso próximo passo e fazer com que o nosso produto seja expandido e reconhecido internacionalmente”, finalizou o proprietário.

“Sabemos que grande parte da comercialização de peixe não é confiável, então vemos o pirarucu nas feiras sem saber a procedência. Optamos por trabalhar com uma indústria de qualidade, para levar um alimento seguro à mesa do consumidor”, destacou Chikó.

Alimento seguro

O proprietário da Chikó Alimentos, Raimundo Chikó, que já conta com o Serviço de Inspeção Federal (SIF), também no município de Manacapuru – do empreendimento Frigopesca -, agora obteve a adesão ao SIE n°237, que tem capacidade para processar 45 toneladas de pescado por mês e emprega 20 pessoas, inicialmente.

atividade econômica – Para o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, a inauguração das duas unidades de processamento de pescado, em Manacapuru, demonstra a força do interior no fomento à atividade econômica.

Os estabelecimentos têm em Manaus seu principal mercado consumidor.

O gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adaf (Gipoa/Adaf), Eudimar Rocha, ressalta o trabalho desenvolvido pela equipe da gerência, dando suporte aos empreendedores no processo de obtenção do SIE. “Neste ano de muitas dificuldades, a equipe da Adaf, especialmente da Gipoa, conseguiu superar desafios e prestar todo o auxílio necessário para que empreendimentos como esses pudessem abrir as portas, gerar empregos e fornecer produtos certificados e com qualidade assegurada”, disse o gerente.

“Isso é um incentivo para a produção na região do município, colocando esses produtos nas principais prateleiras dos mercados no Estado, assegurando àquelas pessoas que compram o produto a garantia de segurança e inocuidade”, destacou o diretor.

“O desafio agora vai ser grande, vocês vão gerar empregos, renda e ajudar quem também está na ponta, realizando a venda desse produto. Meus parabéns à Adaf, que conclui esse trabalho, rotineiramente, da melhor forma possível, para que seja fornecido para nós um produto seguro”, finalizou.

Presente no momento da certificação dos dois novos empreendimentos, o secretário de produção rural do Amazonas, Petrucio Magalhães, destacou a relevância dos entrepostos para o estado e o trabalho da Adaf no processo.

———

Por Agência Amazonas
FOTO: Divulgação/Adaf

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manacapuru, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Sedurb: Ações em Habitação e Saneamento na Feira Afeam

12/09/2025
Geral

Delegacia Virtual da Mulher: Avanços e Atendimentos Importantes

12/09/2025
Geral

Sejusc: Programas de Crédito para Envelhecentes

12/09/2025
Geral

Nada Temerei: Encontre Coragem em Deus Agora

12/09/2025
Geral

Detran-AM: Curso Híbrido de Agente de Trânsito Certifica 44

11/09/2025
Geral

Cidadania: Amazonas e São Paulo oferecem teste de DNA gratuito

11/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus