O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou nesta semana (14 e 15/12), uma Oficina de Diagnóstico Participativo do Setor Pesqueiro de Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus), com o objetivo de dialogar com os produtores atuantes no setor no município.
Ação contou com a presença de lideranças locais, pescadores artesanais e donos de bancas de pescado
“A oficina teve a proposta de realizarmos um diagnóstico do setor pesqueiro de Novo Airão. Identificamos problemas relacionados às áreas de pesca, com pescadores realizando sua atividade em Unidades de Conservação de proteção integral, e observamos também a falta de estrutura voltada para a parte de armazenamento”, delineou Alberto.
De acordo com o gerente da unidade local em Novo Airão, o técnico em agropecuária Alberto Elífio, o evento reuniu 42 produtores familiares, entre eles representantes da Colônia e Sindicato de Pescadores, donos de bancas de pescado e pescadores artesanais, bem como representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e da Secretaria Municipal de Agricultura.
A oficina tratou também de temas relacionados ao crédito rural, Cartão do Produtor Primário (CPP), espécies capturadas, armazenamento do pescado, transporte e venda.
Conforme ele, a oficina resultou na elaboração de diversas propostas para atender as necessidades dos pescadores do município, como a criação de um modelo de subvenção municipal para compra do gelo e de uma feira do pescador.
———
Por Janderson Martins
FOTO: Divulgação/Idam