Nesta sexta-feira (10/12), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), encerrou a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulheres, com uma ação de panfletagem realizada na praça do Eldorado, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus. A atividade encerra a série de ações realizadas pela instituição para sensibilizar e conscientizar a sociedade acerca do tema.
A delegada-geral da PC-AM, Emília Ferraz, ressaltou que a campanha é de grande importância e a Polícia Civil atua constantemente, por meio das Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs), para conscientizar a sociedade sobre as formas de violência, bem como sobre a importância de realizar as denúncias.
“Nesses 16 dias de campanha, estivemos presentes em diversos pontos da cidade, como semáforos, pontos de ônibus e eventos para levar a conscientização às pessoas. No Amazonas, a Polícia Civil, por meio das DECCMs trabalha diuturnamente para que as mulheres se sintam protegidas e acolhidas, caso sofram algum tipo de violência”, enfatizou Emília.
A delegada Kelene Passos, titular da DECCM sul/oeste, que está respondendo interinamente pela DECCM centro-sul, exalta o término da campanha que ocorreu no Dia Internacional dos Direitos Humanos. Ela destaca que é importante que tanto a mulher quanto o homem, recebam a conscientização, para que as estatísticas desse crime possam diminuir.
“Se a mulher que sofre violência, ou a pessoa que sabe de uma mulher que sofre violência, não puder ir até uma das Delegacias da Mulher realizar o registro da ocorrência, ela pode ligar pelo número 180, que é o Canal de Atendimento à Mulher. A partir daí, uma equipe policial irá realizar as diligências em torno do fato, para averiguar a denúncia e iniciar os procedimentos policiais”, destacou Kelene.
Mobilização
Durante os 16 dias de Ativismo, servidores da Polícia Civil do Amazonas levaram a ação de conscientização aos jogos da Seleção Brasileira Feminina, que ocorreram entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, na Arena da Amazônia, – Vivaldo Lima, bairro Flores, zona centro-sul.
Também foram realizadas ações de conscientização ao público que frequenta as Especializadas, localizadas nas zonas centro-sul, norte e sul da capital amazonense. Além disso, panfletos informativos foram entregues em pontos de ônibus e semáforos da cidade.
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Mayara Viana /PC-AM