Dando continuidade à política de aparelhamento e estruturação dos órgãos do sistema de segurança, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está investindo R$ 514,1 mil na aquisição de novos fuzis.
Ao todo, serão 60 novos armamentos. Os recursos fazem parte de um convênio firmado entre a SSP-AM e o Ministério da Justiça, via Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para reaparelhamento das polícias Civil e Militar no Amazonas. O extrato do contrato de aquisição do armamento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 26 de junho.
Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, além da aquisição de armas, o sistema está realizando ações que visam a garantia da infraestrutura necessária para execução dos serviços, bem como a capacitação dos policiais e servidores da Segurança Pública. Essas medidas são fundamentais para a efetividade das operações e ações de combate à criminalidade.
“Temos uma polícia preparada e capacitada, mas podemos melhorar. Vamos continuar com as pequenas e grandes operações, mas precisamos subir um patamar. Isso (aquisições de armas e capacitação dos servidores) nos fará subir esse patamar e fazer um combate mais efetivo em cima dos barões do tráfico”, disse o secretário.
Dos 60 fuzis 5.56, 40 serão destinados à Polícia Militar e 20 à Polícia Civil do Amazonas.
Legado Olímpico – No início do mês, o secretário da SSP-AM garantiu ao Amazonas, o recebimento de R$ 1,172 milhão em equipamentos para as forças policiais. Entre armamentos, veículos, munições e outros aparelhos, o Estado vai receber, do Governo Federal, aparato bélico do chamado extra-legado olímpico, doado pela Força Nacional.
A doação foi formalizada aos estados e municípios brasileiros em evento com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
O Governo Federal ainda vai agendar a entrega das doações. Segundo Bonates, a incorporação dos equipamentos vai aumentar a capacidade operacional das polícias nas ruas. Entre os equipamentos que o Amazonas vai receber estão veículos tipo pick-up, fuzis, armas de fogo de diversos calibres e milhares de munições, além de outros produtos de uso das forças de segurança, como bastões, botas e capacetes.