Estrutura entregue pelo governador Wilson Lima na manhã da última quinta-feira (18/11), o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) conta com câmeras de alta tecnologia com reconhecimento facial, leitura de placa de veículos e captação em 360 graus. O CICC-L, montado no Batalhão da Polícia Militar do município, faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, do Governo do Estado.
Dez policiais militares foram treinados para atuar diretamente com a ferramenta. De acordo com o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, o CICC-L é um marco e um grande ganho no combate à criminalidade.
“São 14 câmeras instaladas em pontos estratégicos de Itacoatiara, com possibilidade de giro de 360 graus. Além de duas câmeras na entrada e saída da cidade, câmeras inteligentes com reconhecimento de placa de veículos. Tudo vem favorecer o combate à criminalidade. Além dessas câmeras, a cidade recebeu mais três viaturas com tecnologia embarcada com câmeras acopladas ao CICC-L. Ou seja, onde a viatura estiver rodando, as pessoas que trabalham aqui estarão acompanhando. Um projeto inovador que vai trazer mais segurança para o município e facilitará o combate à criminalidade”, enfatizou o general.
O sargento Orlando Torres, coordenador do treinamento realizado com os policiais que vão atuar no CICC-L, explicou como funcionam as câmeras e quais são as características.
“A câmera detecta que ali tem algo, reconhece que aquilo pode ser um carro ou uma pessoa e traz uma informação. Nesse caso, da informação, 250 ou 300 metros, ela funciona tranquilamente identificando a pessoa, veículos ou placas. Para observação, quando vai até um quilômetro de distância”, disse.
Os investimentos feitos para o CICC-L estão avaliados em R$ 818.360 mil, contando com recursos oriundos de emenda parlamentar estadual e do Governo do Amazonas.
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Tarcísio Heden/SSP-AM