A estudante Dhully Marcela Viana, 16, solicitou a 1ª via do Registro Geral na manhã desta sexta-feira (19/11) durante ação de Cidadania realizada na escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril, no bairro Duque de Caxias, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A ação ocorre até sábado (20/11).
Ao todo, duas mil pessoas devem ser beneficiadas durante ação
A ação conta com emissão de 1ª via de Registro Geral e 2ª via de registro civil de Nascimento (RCN). Desde o início do ano, a SEJUSC tem apoiado as ações com este serviço essencial para o exercício da Cidadania.
“Eu já estava tentando tirar o documento há muito tempo, pois estavam pedindo na escola, para fazer o PSC [processo seletivo Contínuo] e porque quero ingressar em cursos e a maioria deles pedem o documento de identidade”, disse a estudante durante a ação coordenada pela Secretaria Executiva de Cidadania da SEJUSC (Secid).
De acordo com a secretária Mirtes Salles, a meta é atender duas mil pessoas no município com os serviços oferecidos pela pasta.
Além de estudantes que estão ingressando no ensino superior, o foco da ação também é atender os pescadores que não possuem ou estão com o documento deteriorado para posterior cadastro junto ao Ministério de agricultura, Abastecimento e pecuária (Mapa) a fim de garantir o recebimento de benefícios como o seguro-defeso e o auxílio emergencial, pagos pelo Governo Federal.
“Nossa missão é prestar serviços que atendam aos anseios da população amazonense. Em Coari, estamos colaborando com os estudantes que estão saindo do ensino médio e os pescadores que precisam solicitar os auxílios”, disse a secretária.
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação/ SEJUSC