O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Prefeitura de Careiro Castanho (distante 88 quilômetros de Manaus), realizou nesta semana (09 e 10/11) uma série de ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e renovação de cartões do produtor primário (CPP) no município.
Ação beneficiou famílias da comunidade do Paraná do Tracajá
De acordo com o gerente da unidade local do Idam em Careiro Castanho, o médico veterinário Paulo Henrique Ribeiro, a atividade teve o objetivo de repassar informações sobre DAP, CPP, Fundo de Promoção Social (FPS) e a importância de manter sua documentação renovada, pois documentos como a DAP e o Cartão do Produtor são essenciais para o acesso às políticas públicas voltadas ao setor primário.
A primeira visita, na terça-feira (09/11) atendeu aos agricultores familiares da Associação Comunitária dos Produtores Rurais da comunidade do Paraná do Tracajá, em Careiro Castanho, e contou com a participação de 29 produtores para emissão e renovação de Cartões do Produtor e DAP.
No segundo dia (10/11), houve uma Reunião no distrito do Purupuru na Comunidade do Careiro Castanho, em torno de 20 produtores com objetivo decidir qual unidade local atenderia o distrito.
“Nós reforçamos a eles a importância de manter seus documentos atualizados para que possam usufruir de projetos do governo, pois havia um grande número de documentos vencidos” pontuou, Paulo Henrique.
“Houve um impasse de quem atenderia a comunidade, se a unidade local do Careiro Castanho ou Careiro da Várzea. E ficou decidido que iremos atender e montaremos uma unidade local de atendimento na localidade, para termos técnicos instalados para realizar as visitas técnicas, emissão e renovação de documentos e orientações”, explicou Paulo Henrique.
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Divulgação/Idam