Desenvolvida com apoio do Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Observatur/UEA), a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) deu início à Pesquisa Nacional de Avaliação da Qualidade de Serviços Turísticos. O questionário é aberto ao público e permanecerá disponível até março de 2022.
Trata-se de um levantamento de abrangência nacional cujo objetivo é diagnosticar a percepção de turistas em relação à qualidade dos serviços prestados em atrativos turísticos dos principais destinos brasileiros. O Observatur/UEA será o ponto de apoio para a aplicação e responsável pelo relatório de análise local.
De acordo com o idealizador do levantamento e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Tiago Mondo, o trabalho será uma das maiores pesquisas com turistas já realizadas no país e proporcionará resultados importantes para a definição de estratégias de gestão dos serviços turísticos.
A pesquisa integra 170 atrativos turísticos brasileiros, sendo cinco destes em Manaus. São eles: Teatro Amazonas, Museu da Cidade de Manaus (Muma), Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Museu do Seringal Vila Paraíso e Museu da Amazônia (Musa). Em cada um dos locais, os visitantes terão a chance de acessar um questionário padrão e, por meio das avaliações, a RBOT poderá apresentar soluções de melhoria para os serviços turísticos brasileiros.
Os atrativos participantes da iniciativa podem ser conferidos por meio do link http://bit.do/tourqualBR.
———
Por Agência Amazonas
ARTE: Ascom/UEA