Há 32 minutos
Por Agência Amazonas
Ao longo do mês, internos, colaboradores e servidores do sistema prisional receberão orientações sobre importância da prevenção do câncer de próstata
FOTOS: Divulgação/SeapNesta quinta-feira (11/11), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou, por meio dos Departamentos de Saúde do Sistema Prisional e de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), um ciclo de palestras alusivas ao Novembro Azul. A ação visa orientar reeducandos masculinos dos regimes aberto e semiaberto sobre a importância de se realizar o exame da próstata e se precaver ao câncer.
As palestras contam ao todo com a participação de 67 reeducandos. Desse total, 35 trabalhadores estão atuando em serviços de construção e produção na sede da indústria de alumínio e plásticos Ibrap, 12 reeducandos trabalham na manutenção e limpeza do prédio sede da TV e Rádio Encontro das Águas e 20 estão a serviço da parceria da Seap com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Entre os assuntos abordados estão a higiene masculina e saúde do homem. Além disso, os reeducandos recebem ainda orientações sobre tratamento e realização de exames regulares. As palestras desta quinta-feira foram ministradas por Henrique Carlos Santana Redman, que é coordenador de psicologia do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.
A segunda palestra está prevista para ocorrer no dia 25, com os apenados que realizam serviços de manutenção dos espaços administrados pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).
A coordenadora de Saúde da Seap, Carolina da Motta, destaca a importância da campanha do Novembro Azul, cujo principal objetivo é orientar os servidores e os internos para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de próstata e pênis.
“Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás somente do câncer de pele não melanoma. Por isso é importante realizarmos essas palestras, pois assim podemos conscientizar esses apenados e se prevenirem”, pontua.
A chefe do Deresc, Keyla Prado, comentou sobre a necessidade de se realizar ações como essa.
“Nesse momento tão importante, queremos mostrar para eles que é extremamente necessário tirar um tempo para cuidar da saúde e da higiene. Durante essas palestras, buscamos conversar e apresentar a eles quais são os procedimentos para se realizar corretamente os exames preventivos e como isso é fundamental para mantê-los bem e saudáveis”, disse.
Mais palestras – No decorrer de todo o mês de novembro, internos do sistema prisional, servidores e colaboradores irão receber também palestras alusivas ao Novembro Azul com orientações e discussões sobre a importância de cuidar da saúde masculina e se prevenir contra o câncer de próstata.
Exames – Ainda hoje (11/11), a Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), localizada no ramal Bela Vista, zona leste de Manaus, recebeu uma equipe do Laboratório Reunidos para fazer a coleta de sangue em cerca de 35 reeducandos para o exame PSA – usado principalmente para o rastreamento do câncer de próstata em homens acima de 45 anos. Além dos internos, 15 colaboradores também participaram dos exames, totalizando assim 50 coletas.