FOTOS: Divulgação/ PC-AMA Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 63ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Pauini (distante 923 quilômetros de Manaus), com o apoio operacional da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), deflagrou a Operação Retorno, com objetivo prender aqueles indivíduos que estavam em liberdade por conta de uma ordem judicial, mas que reincidiram nos crimes. As diligências, que iniciaram no sábado (06/11) e seguem em andamento, ocorrem em diversos bairros daquele município.
Há 55 minutos
Por Agência Amazonas
Na ocasião, também foi apreendido um adolescente de 16 anos, por ato infracional análogo ao de tráfico de drogas
De acordo com o escrivão André Chaparro, gestor interino da DIP, as ações continuam até sexta-feira (12/11), para tirar de circulação os infratores e garantir a segurança da população local.
A ação também conta com o apoio das equipes das polícias Civil e Militar de Boca do Acre (distante 1.028 quilômetros de Manaus) e de Humaitá (distante 590 quilômetros da capital).
Durante a ação policial, um indivíduo identificado como Antônio Madson de Matos, 18, que já respondia por dois crimes de homicídio e havia praticado um roubo a um posto de gasolina, recentemente, ao tomar conhecimento da operação, tentou fugir do local, mas em uma troca de tiros com a polícia, acabou sendo ferido e foi a óbito.
“Nossa equipe estava trabalhando em cima de Inquéritos Policiais (IPL) em andamento, e foi verificado que alguns indivíduos já estavam em liberdade, mas que continuavam cometendo os mesmos crimes. Com o apoio dos municípios citados, da PMAM e da população, já obtivemos um ótimo resultado, mas o nosso trabalho continua”, explicou o escrivão.
Material apreendido – Durante as ações policiais, foram apreendidas duas armas de fogo, munições, 56 porções de cocaína, três porções de maconha, quatro celulares, sendo que um deles já foi devolvido ao dono; materiais para embalo e refino de drogas, além de R$ 350 em espécie.
Prisões – Nesta primeira fase da operação, foram presas seis pessoas em flagrante: Manoel Nunes Brasil, 30; Hildemar de Souza, 24; Davi da Silva, 21; Lucas Vieira Santana, 19, e Gabriel Silva dos Santos, 24, todos pelo crime de tráfico de drogas. E Gilmar da Silva de Souza, 34, foi preso pelo crime de furto. Também foi feita a apreensão de um adolescente de 16 anos, pelo ato infracional análogo ao de tráfico de drogas.
Procedimentos – Manoel, Hildemar, Davi, Lucas e Gabriel vão responder por tráfico de drogas, enquanto Gilmar, responderá pelo crime de furto. Ao término dos procedimentos, eles ficarão custodiados na carceragem da unidade policial à disposição da Justiça. No caso do adolescente, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) e ele foi encaminhado ao setor de Políticas Sociais da Prefeitura de Pauini.