Os professores da rede pública estadual poderão escolher apresentações de dança, música, visita a museus, cinema e passeio turístico por Manaus, no 1º Festival Cultural da Educação, que acontece de 5 a 30 de novembro. O festival é uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação e Desporto, a de Cultura e Economia Criativa (SEC) e a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
Kuka Chaves, secretária de Educação, diz que a programação foi pensada para promover lazer aos docentes. “Nossos professores foram verdadeiros heróis, deram o máximo de si para seguir com o ensino dos estudantes do nosso estado. Se reinventaram em suas áreas. Fizemos esta programação especial como forma de retribuir”, observa.
Estarão abertos o Palacete Provincial – que abriga os museus de Arqueologia, da Imagem e do Som, de Numismática, Tiradenetes e a Pinacoteca do Estado -, o Teatro Amazonas, o Museu do Seringal, e o Palácio Rio Negro. O Amazon Bus também poderá ser escolhido pelos docentes.
No Teatro Amazonas, os professores e acompanhantes vão poder assistir a Amazonas Filarmônica, com os espetáculos “Sucessos Orquestrais” ou “Música de Câmara: Mozart e Weber”; também está disponível a apresentação da Amazonas Band, com o “Espetáculo Karaxué”.
Ainda do Teatro Amazonas, a Orquestra de Câmara do Amazonas irá se apresentar com o show “Sonatas de Rossini e Carlos Gomes”; e o Corpo de Dança do Amazonas estará em cartaz com o espetáculo “Mata, de Clébio Oliveira”.
A bordo do Amazon Bus, os servidores passarão pelos principais pontos turísticos da capital: o Centro Histórico, Shopping do Artesanato e Economia Solidária, Arena da Amazônia, Ponta Negra e Ponte Rio Negro. O passeio tem duração de 2h30.
A programação completa pode ser conferida no site www.educacao.am.gov.br , clicando na aba do festival, do lado direito no site.
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Seduc-Am