O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitaram, neste sábado (06/11) um dos cinco pontos de imunização onde o Governo do Amazonas realiza a busca ativa para imunização contra a Covid-19 em shoppings centers, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a doença do estado.
Equipes de saúde estão em cinco centros de compras da cidade para aplicação de primeira e segunda dose em pessoas acima de 12 anos, além de dose de reforço para quem tem a partir de 50 anos e trabalhadores de saúde.
“A gente tem tido uma resposta muito significativa das pessoas, uma vez que nós temos em torno de 160 mil pessoas que não tomaram a primeira dose e 250 mil que não tomaram a segunda dose. Elas começam a procurar esses postos de vacinação, a gente já está se aproximando, neste curto tempo, de quase mil doses aplicadas”, disse o governador, após as primeiras duas horas de abertura dos pontos de vacinação nos shoppings.
“Aproveita o fim de semana para que posso receber a sua dose porque essa é a arma mais poderosa contra a Covid-19”, completou.
A ação Vacina Amazonas, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), acontece em cinco shoppings: Manauara Shopping, Shopping Ponta Negra, Sumaúma Park Shopping, Shopping Grande Circular e Amazonas Shopping. A partir deste domingo (07/11), o ponto de imunização do Amazonas Shopping será transferido para o Manaus Plaza Shopping.
“Tem que se prevenir, é importante. É bem mais fácil vir no shopping. Aqui é mais fácil, muito bom. Agora estou mais tranquilo, mais sossegado”, disse Antônio Carlos, 66 anos, após tomar a dose de reforço.
A adesão à vacina é a principal estratégia para que o Amazonas não tenha um número elevado de casos e óbitos pela doença.
“As vacinas são a esperança para pôr fim ao caso pandêmico da Covid-19. Essa doença já causou muita infelicidade para nós. Vocês aqui de Manaus, do Amazonas, sabem muito bem o que essa doença pode causar. Mas tem nos dados exemplos, da solidariedade do seu povo, da capacidade dos seus profissionais de saúde, da responsabilidade e respeito dos seus gestores públicos”, disse o ministro.
Queiroga também reforçou a importância da parceria. “Governador Wilson Lima, secretário Anoar , e secretária Shádia Fraxe; estamos todos unidos para que a nossa campanha de vacinação seja um sucesso cada vez maior”, completou.
O Governo do Amazonas tem intensificado a imunização nas unidades de saúde para alcançar os servidores que ainda não receberam, principalmente, a terceira dose do imunizante, e aumentar a cobertura vacinal no estado.
Dias e horários
A ação, que teve início neste final de semana, segue nos dias 11, 12, 13 e 14 e 18, 19, 20 e 21 de novembro. De quinta a sábado, o horário será das 11h às 21h e aos domingos das 14h às 21h. O Amazonas Shopping participa da ação somente neste sábado.
Para a ação, todos os tipos de imunizantes enviados ao Amazonas serão utilizados pelos profissionais de saúde. As equipes formadas por um triador, dois registradores, dois vacinadores e um coordenador estão nos pontos para receber a população.
CONFIRA OS SHOPPINGS ONDE HAVERÁ VACINAÇÃO E QUEM DEVE SE VACINAR:
Horário: De quinta a sábado: das 11h às 21h. Aos domingos: das 14h às 21h.
Dias: 11, 12, 13 e 14 e 18, 19, 20 e 21 de novembro.
Shopping Ponta Negra: Avenida Coronel Teixeira, 5705, bairro Ponta Negra – Piso L2 (próximo à loja Vivara)
Manaus Plaza Shopping (a partir de domingo, 07/11), Avenida Djalma Batista, bairro Chapada. Loja ao lado do cartório no 1º piso
Shopping Grande Circular: Avenida Autaz Mirim, 6100, bairro São José Operário – Piso L3, próximo ao cinema
Manauara Shopping: Avenida Mário Ypiranga, 1300, bairro Adrianópolis – Piso Castanheiras (G6) (Em frente à Riachuelo Casa/Carter’s)
Sumaúma Park Shopping: Avenida Noel Nutels, 1762, bairro Cidade Nova – Piso Japiim (1º andar), próximo a Riachuelo
QUEM DEVE SE VACINAR
1ª DOSE
Quem tem mais de 12 anos e ainda não iniciou o esquema vacinal
É obrigatório que o menor de idade esteja acompanhado de um responsável maior de 18 anos
2ª DOSE
Quem tomou a primeira dose da vacina e já se encontra no prazo da segunda dose.
Astrazeneca (56 dias) – Coronavac (28 dias) – Pfizer (21 dias)
DOSE DE REFORÇO
Pessoas a partir de 50 anos que tomaram a segunda dose ou dose única há 5 (cinco) meses ou mais.
Imunossuprimidos que tomaram a segunda dose ou dose única há 28 dias ou mais.
Trabalhadores da saúde que tomaram a segunda dose ou dose única há 5 (cinco) meses ou mais
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
1ª DOSE – 12 a 17 anos
Documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento.CPF ou Cartão Nacional do SUS Comprovante de residência – original e cópia
1ª DOSE – 18 ANOS OU MAIS
Documento de identificação original com foto. CPF. Comprovante de residência – original e cópia
2ª DOSE – 18 ANOS OU MAIS
Documento de identificação original com fotoCPFCarteira de vacinação
2ª DOSE 12 A 17 ANOS
Documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento CPF ou Cartão Nacional do SUS Carteira de Vacinação
DOSE DE REFORÇO – IMUNOSSUPRIMIDOS
Documento de identificação original com foto CPF Carteira de Vacinação Laudo médico ou outro documento que comprove a condição – original e cópia
DOSE DE REFORÇO – A PARTIR DE 50 ANOS E TRABALHADORES DA SAÚDE
Documento de identificação original com foto CPF Carteira de Vacinação
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Diego Peres e Arthur Castro/Secom