FOTO: Divulgação/SedectiO titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (04/11) com o secretário da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Fabricio Barbosa, para discutir sobre o projeto que trata da conversão de uma parte da frota de veículos do Governo do Amazonas para operar a partir de Gás Natural Veicular (GNV). A ideia é que esses veículos sejam convertidos até o fim deste ano.
Há 58 minutos
Por Agência Amazonas
A proposta é de converter, inicialmente, de 15% a 20% dos veículos próprios e alugados
Dentre as pautas da reunião, foi tratada a possibilidade de redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e, também, a desburocratização do licenciamento para os veículos particulares que converterem seus veículos para o uso do GNV. Essa ação ainda está em fase de discussão.
A iniciativa da Sedecti faz parte das ações que o Governo do Amazonas vem desenvolvendo no plano de ações estratégicas que visa estimular o uso de GNV na frota estadual e, também, de implementar a Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento de Fontes Renováveis de Energia e Eficiência Energética do Estado do Amazonas. O intuito é aumentar o uso de energias renováveis e limpas, diversificando assim, a matriz energética local.
“Essa reunião teve um cunho muito importante, uma vez que a gente está buscando uma série de projetos inovadores para o Governo, dentre eles, destacamos o uso do GNV (Gás Natural Veicular) que dá uma maior sustentabilidade em termos de meio ambiente, já que polui menos, além de dar oportunidade àqueles que precisam de um retorno maior de suas atividades em termos econômicos” explicou o secretário.
O titular da Sedecti, Jório Veiga, ressaltou a importância que a reunião teve em busca de uma série de soluções com projetos inovadores para a gestão do Governo do Amazonas.
Sead
O secretário da Sead, Fabrício Barbosa, disse que a reunião foi muito proveitosa e que a parceria com a Sedecti é muito importante para tratar projetos voltados para a questão da sustentabilidade, principalmente, nas áreas de gás natural e de energias renováveis.
Para Veiga, a questão da eficiência energética e do uso de energias renováveis, em especial, da energia fotovoltaica (energia solar) são oportunidades também de reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera, e, principalmente, reduzir os custos da conta de luz paga pelo Governo do Estado.
Fabrício Barbosa disse ainda que há uma nova reunião, em nível técnico, prevista para acontecer na próxima semana, com o objetivo de aprofundar os pontos que foram tratados hoje, além de trazer dados sobre o consumo de combustíveis pela frota do Estado.
“Essa parceria é muito importante entre as duas Secretarias, porque é daqui que sairão muitos projetos que entregarão muitos valores, principalmente, para a economia do Estado ao longo dos anos e para a questão sustentável”, frisou ele.
Participaram também da reunião pela Secretaria Executiva de Mineração, Energia, Gás e Petróleo (Semep) da Sedecti, a chefe do Departamento de Petróleo e Gás, Luciani Aguiar, e as gerentes Yasmin Braga e Milena Menta. Pela Sead, participaram o representante Ransés Gadelha e Vivaldo Michiles Neto, da Secretaria Executiva de Gestão de Bens Patrimoniais e Gastos Públicos.
“Na semana que vem já começaremos a tratar, em nível técnico, sobre os dados e outras reuniões, para começarmos a tratar os planos de ações, para que a gente possa implementar esses projetos daqui pra frente”, revelou o secretário da Sead.
Os projetos serão elaborados pelas equipes técnicas da Sedecti e Sead e deverão ser realizados por meio da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público (Esasp).
Soluções inovadoras e sustentabilidade
Ainda durante a reunião, foram tratadas pautas sobre ações de energia renovável e eficiência energética, além de cursos e Hackathons, com o intuito de capacitar e incentivar o servidor público no desenvolvimento de soluções inovadoras nas referidas áreas.