O Amazonas vai marcar presença no Campeonato Mundial de Patinação de Velocidade, em Ibagué, na Colômbia. Quem levará a bandeira do estado é Luis Felipe Acosta Tamayo, de 16 anos, convocado para a Seleção Brasileira após receber o patrocínio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar). A competição começa nesta sexta-feira (05/10), com disputas até o dia 13 de novembro.
Luis Felipe foi convocado para a Seleção Brasileira após receber o patrocínio em passagem aérea do Governo do Estado
“Podemos ver o que o fomento em passagem aérea representa na vida de um atleta. Com a presença do Governo do Amazonas, em Tabatinga, verificamos o potencial do Luis e disponibilizamos a passagem para ele disputar o Campeonato Brasileiro, em Brasília. Foi lá, conquistou quatro medalhas e, agora, temos um amazonense na Seleção Brasileira de Patinação de Velocidade. É uma honra para o município de Tabatinga e para o estado do Amazonas, ter o Luis como representante em uma competição internacional desse porte”, afirma o diretor-presidente.
O atleta amazonense foi “descoberto” pelo Governo do Estado durante visita da Faar a Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), cidade natal de Luis Felipe, onde o Governo se fez presente para coletar demandas locais e definir novas estratégias voltadas ao esporte do município. Na oportunidade, o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira, ao reconhecer o potencial do atleta, anunciou o investimento ao patinador.
“Sou patinador de velocidade faz 13 anos. Participei de muitos campeonatos. Agora, no Mundial, o mais importante da minha vida, vou representar o Brasil internacionalmente. Vai ser uma experiência muito bonita. Eu agradeço de coração ao Governo do Amazonas”, diz o jovem atleta.
Luis Felipe começou a patinar com apenas 3 anos e 8 meses de idade. O talento e os ensinamentos vieram do pai, Luis Álvaro Tamayo, que era patinador profissional na Colômbia.
Patinação de velocidade
O esporte faz parte dos jogos olímpicos e as competições são individuais contra o relógio ou em equipes. Os eventos geralmente são disputados ao ar livre, em pistas com paredes inclinadas ou em circuitos de estradas fechadas.
Além do Brasil, o Campeonato Mundial da Colômbia terá a participação de 38 países que disputarão as corridas nas categorias Sênior e Júnior, feminina e masculina.
Na modalidade, são usados patins com rodas especiais, e freios não são permitidos. As provas da patinação de velocidade variam de 100m a 15.000m, com disputas de sprint, pontos, eliminação e maratona.
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Divulgação/Faar