FOTO: Gabriel Machado/Seduc-AMCom três vitórias e duas derrotas, a equipe feminina de handebol da Escola Estadual Angelina Palheta Mendes, do município de Barcelos, iniciou, na quarta-feira (03/11), a luta pelo 5° lugar nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrem no Rio de Janeiro. Com um placar de 14 a 9, as atletas amazonenses venceram o time de Minas Gerais e duelam, nesta quinta-feira (04/11), para ficar entre as cinco melhores equipes do país.
Há 40 minutos
Por Agência Amazonas
Alunas da Escola Estadual Angelina Palheta Mendes se despedem da competição nesta quinta-feira (04/11)
Para a pivô Emilly de Oliveira, de 12 anos, representar o Amazonas em um evento do nível dos JEBs é motivo de muito orgulho. “Essa participação já significa muita coisa para mim e para a equipe. Claro que queríamos uma medalha, mas só o fato de estarmos entre os seis melhores times [da disputa] já é motivo de muita felicidade. Quando viemos para cá, muita gente duvidou e não acreditou na gente”, lembrou Emilly.
Com apoio do Governo do Amazonas, em parceria com a Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade), 217 alunos da rede estadual participam da competição. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).
Atuais campeãs dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), as meninas de Barcelos venceram ainda as equipes de Roraima e Alagoas, e perderam para Pernambuco e Rio de Janeiro – sendo esta última partida por apenas um gol de diferença.
Um dos destaques da vitória contra Minas Gerais, a goleira Jade Raquel, 14, fez defesas espetaculares ao longo da partida e foi fundamental para o resultado positivo desta quarta-feira. “Estar no top 6 já é um resultado muito bom, lutamos e treinamos muito para estarmos aqui. Sem dúvida, se tivéssemos tido mais tempo treinando, o que não foi possível por conta da pandemia, estaríamos levando uma medalha para o Amazonas”, afirmou Jade.
Sobre os JEBs
Realizados pela CBDE, os Jogos Escolares Brasileiros têm como objetivo promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos, por meio da participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas. Eles seguem até o dia 5 de novembro.
“Participar dos JEBs está sendo uma experiência única, de longe a melhor sensação que já tive na vida. Muitas pessoas treinaram e tentaram estar aqui, mas não conseguiram. Por isso, tudo o que conquistamos até agora, já vale muito”, finalizou a central Naira da Silva, 14.
Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.