Há 10 minutos
Por Agência Amazonas
A programação do congresso tem 70 palestrantes confirmados
FOTO: Laís Pompeu/FCeconO 6º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, organizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), conta com 11 palestras internacionais que abordarão, entre outros, temas como prevenção e tratamento do câncer de colo de útero, o protagonismo do paciente e seus direitos, e a geriatria nos casos oncológicos.
O congresso ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro, em formato digital, e está com inscrições abertas pelo site https://panamazonicodeoncologia.com. O 6º Pan-Amazônico conta com o apoio da Fundação de Amparo e à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), dentre outros parceiros.
Conhecimento – A programação do congresso tem 70 palestrantes confirmados, dentre eles os 11 internacionais, sendo oportunidade para estudantes e profissionais de saúde terem acesso a informações sobre a Oncologia de diferentes pontos de vista e realidades.
“Essa versão do Congresso Pan-Amazônico de Oncologia está muito rica em participação internacional, o que caracteriza muito esse evento e que envolve a participação de palestrantes de diversos países. Lembro que o evento tem mais de 70 palestras e envolve pessoas também de todo o Brasil, assim como do Amazonas e da FCecon”, afirma a presidente do congresso e diretora de Ensino e Pesquisa (DEP) da FCecon, farmacêutica-bioquímica Kátia Torres.
Temas
Um dos painéis será sobre o câncer de colo de útero, que ocorrerá no dia 11 de novembro, às 14h, com três palestrantes. Um deles é Mark Schiffman, do National Cancer Institute (NCI), o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, junto a dois associados de Cingapura e do Peru. Os especialistas trarão perspectivas de inovação em tratamento e prevenção do câncer de colo de útero.
A palestra magna abordará “O protagonismo do paciente e seus direitos: contribuições para a assistência”, com a brasileira Julia Maués, que mora em Washington, nos Estados Unidos. A palestra será às 17h20, do dia 11 de novembro, e terá transmissão gratuita pelo canal do Pan no YouTube.
Haverá, ainda, uma discussão sobre genômica no auxílio da celeridade do diagnóstico e da conduta terapêutica, palestra do dia 11, às 8h20, de Alessandro Leal, de Boston, Estados Unidos.
As intervenções a pacientes geriátricos com câncer também serão tema do congresso, com profissionais dos Estados Unidos e do México debatendo as perspectivas nesses países, às 14h, no dia 12 de novembro.
Enfermagem
Durante o evento, também ocorrerá o 6º Congresso de Enfermagem Oncológica, abordando “Oportunidades e desafios da atuação do enfermeiro na oncologia”, “Assistência multiprofissional em Cuidados Paliativos”, “Os desafios do Núcleo de Segurança do Paciente relacionados à prática multiprofissional no contexto da oncologia” e “Aplicativo de mensagens como instrumento de comunicação na gestão da assistência hospitalar”.
Confira a programação completa do 6º Pan-Amazônico no site do evento: https://panamazonicodeoncologia.com