O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da produção rural (SEPROR), capacitou, nesta sexta-feira (29/10), piscicultores do município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus). A programação, coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), faz parte da 21ª Feira da Laranja e 4ª Feira da piscicultura.
“Monitoramento da Qualidade de Água na piscicultura” e “Alevinagem: como obter ótimos resultados?”, foram os temas abordados no “Dia de Campo da piscicultura”, coordenado pelos técnicos do Sistema SEPROR (Idam, Adaf e ADS), para aproximadamente 60 piscicultores. O evento aconteceu na Fazenda Alfa Centauro, localizada no quilômetro 103 da rodovia AM-010. A parte teórica da capacitação promovida pela SEPROR ocorreu na quinta-feira (28/10).
O secretário executivo adjunto de Pesca e Aquicultura da SEPROR, Leocy Cutrim, destaca que os piscicultores da região estão tendo a oportunidade de aprender na prática técnicas cruciais para a melhoria da produção, no município que é o principal produtor de peixe no Amazonas.
“Estamos tendo a oportunidade de passar por várias estações e apresentar como funciona o processo. O produtor vem para aprender na prática como cuidar da qualidade da água, como fazer a despesca da maneira correta, recebendo as melhores orientações dos nossos técnicos do Sistema SEPROR”, destacou Leocy.
O proprietário da Fazenda Alfa Centauro, Ciro Passos, fala do apoio recebido pelo Governo do Amazonas e da satisfação de sediar o “Dia de Campo da piscicultura” em sua propriedade. “Sinto-me honrado em acolher as pessoas em minha propriedade. Eu fui o primeiro adquirir os aeradores. Agradeço muito pela oportunidade que o governo está dando para a gente, e esse apoio de todos os órgãos que estão dando suporte nesse dia de campo”, comentou Ciro Passos.
Simultaneamente ao evento da piscicultura, ocorreu o “Dia de Campo da Citricultura”, que contou com a participação de engenheiros agrônomos da SEPROR, produtores rurais e técnicos dos demais órgãos vinculados à SEPROR.
Parceria
Por meio do termo de convênio de cooperação assinado entre Governo do Amazonas e a prefeitura de Rio Preto da Eva, para a realização do evento, foi repassado recursos de aproximadamente R$ 300 mil do Governo, e R$ 29 mil de contrapartida voluntária do município, destaca o secretário executivo de política agrícola, pecuária e Florestal da SEPROR, Airton Schneider.
“É o Governo do Amazonas, por meio da SEPROR, fazendo-se presente para a melhoria do setor primário, em parceria com a prefeitura de Rio Preto da Eva”, ressaltou Schneider.
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Mayana Tomaz/SEPROR