FOTOS: Michael DantasO aniversário de 352 anos de Manaus vai ser celebrado com uma intensa programação cultural neste domingo (24/10). As atividades, oferecidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, vão acontecer no Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião e Parque Rio Negro.
Há 4 minutos
Por Agência Amazonas
Atividades no Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião e Parque Rio Negro incluem espetáculos, réplica da cúpula e distribuição de revista comemorativa
Durante 40 minutos, o grupo conta a trajetória de Manaus pela diversidade da capital amazonense, desde o povo hospitaleiro à beleza arquitetônica, com uma síntese de elementos folclóricos, musicais, religiosos e culinários.
Para iniciar as atividades, às 11h, o Balé Folclórico do Amazonas apresenta o espetáculo “Manaus, Mana, Maninha”, no Teatro Amazonas, numa homenagem à cidade.
O enredo promove uma viagem no tempo por meio da música em busca de resgatar os valores culturais da cidade sorriso chamada Manaus.
Às 17h e 19h, os grupos artísticos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro sobem ao palco no maior patrimônio histórico do Estado para colocar em cena o musical “Quero voltar a sorrir”. Entre eles o Grupo Experimental de Teatro, Camerata de Violões, Orquestra Jovem Claudio Santoro, Orquestra de Repertório Popular, Balé Jovem Claudio Santoro e os Corais Adulto, Infantil e Infantojuvenil.
Homenagem – Às 18h30, acontece a inauguração da réplica da cúpula do Teatro Amazonas no Largo de São Sebastião, como parte das comemorações de aniversário de 125 anos do patrimônio histórico e dos 352 anos de Manaus.
O acesso no Teatro Amazonas é gratuito, por meio de agendamento no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). O público deve apresentar o comprovante de vacinação na entrada do equipamento cultural e o uso de máscara é obrigatório.
Durante os espetáculos no Teatro Amazonas e na inauguração da réplica da cúpula serão distribuídos exemplares gratuitos da “Revista Coquetel”, em uma edição comemorativa ao aniversário do patrimônio cultural.
A inauguração da cúpula, projetada pelo artista plástico Jandr Reis, vai contar com personagens do Livro Vivo, da Companhia de Teatro Metamorfose, com performances ao vivo.
A partir das 17h, tem a terceira edição do projeto “Bora pro Parque” que vai oferecer, para a comunidade, oficinas, como “Papietagem de garrafa”, com Wilanir Lima; e “Customização em caixa”, com Henrique Violante; e bate-papo sobre plantas medicinais da Amazônia, com Luiz de Souza Coelho, além de roda de capoeira, recreação com grupo Flip e de Vanderlan Santos.
‘Bora Pro Parque’ – A programação em homenagem a Manaus conta ainda com a reinauguração do Parque Rio Negro, às 10h, com presença do governador Wilson Lima, e vasta programação cultural coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Um dos destaques é a intervenção dos artistas Deborah Erê, Mia, Lori, Chermie, Tina, Raiz, Arab, Soft, Tial e Raiz.
Entre os destaques da programação estão a performance teatral e lançamento do livro “Fábulas e Apólogos da Amazônia”, de Creuza Barbosa e Adriana Barbosa Silva; e a apresentação da Amazonas Band, sob regência do maestro Rui Carvalho, com participação especial da cantora Felicidade Suzy. O concerto terá transmissão, a partir das 19h, pelo Youtube e redes sociais da Secretaria (@culturadoam) e pela TV Encontro das Águas.