Programação infantil – FOTO: Lucas Silva/SecomA programação infantil no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, que iniciou nesta quinta-feira (14/10) e segue na sexta (15/10), fixa o retorno das atividades presenciais do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins. As atividades acontecem de forma gratuita e fazem parte da série de ações que o Estado programou em comemoração ao aniversário de 169 anos da cidade.
Há 46 minutos
Por Agência Amazonas
Atividades culturais acontecem em comemoração ao aniversário de 169 anos do município
Na cartela de opções foram incluídas visitações nos espaços culturais, sessão de cinema, pintura artística e facial, brincadeiras, peças com fantoches, exibição do projeto “A Hora do Conto” e da exposição “Rituais Indígenas”, reproduzindo técnicas utilizadas em carros alegóricos de Parintins. Painéis para fotografias também completaram a programação direcionada ao público infantil, unindo alegria, comemoração e cultura popular.
Por determinação do governador Wilson Lima, que vai estar em Parintins amanhã (15/10), o Governo intensificou ações nas áreas social, de saúde, educação e setor primário, além de preparar novos investimentos em infraestrutura no munícipio. No Liceu, coordenado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, retornaram com as atividades pedagógicas como banda musical, laboratório corporal, cursos de fotografia, cinema, violão e teclado.
A dona de casa Marileide Oliveira, 61, acompanhou o neto, Luís Felipe, 7, nas atividades oferecidas no Bumbódromo e elogiou a iniciativa preparada para a criançada.
“Além de estarmos marcando nosso retorno com os nossos alunos, nós conseguimos influenciar a cultura, que é o nosso papel principal, a arte dentro desse momento muito importante que é aniversário de Parintins”, destacou o coordenador de Teatro e Dança do Liceu de Artes, Jair Almeida, acrescentando a importância do Liceu dentro do Bumbódromo. “O Bumbodrómo, onde foi criado o Liceu de Artes Claudio Santoro, unidade de Parintins, tem o símbolo importante que representa muito, não só pela festa dos bumbás, mas pela cultura e arte inserida dentro desse espaço”, enfatizou.
Programação
Nesta sexta-feira (15/10), a ação começa às 8h, com visitação aos espaços culturais do Bumbódromo, como as Galerias de Artes Wandir Santos e Jair Mendes, Cineclube Odinéa Andrade, Biblioteca Fred Góes, Teatro de Bonecos, com o Memorial dos Bumbás Caprichoso e Garantido. As visitas podem ser feitas também das 14h às 16h.
“Muito legal. O espaço estava fechado por causa da Covid-19, veio reabrir agora com essas festividades do Dia das Crianças. Eu acho positivo, porque a maioria das pessoas está vacinada, menos as crianças, mas é muito importante elas participarem, os pais, adultos, tios, quem quer acompanhar”, comenta.
No Cineclube Odineia Andrade, tem sessão de cinema, com filmes infantis, em dois horários, das 8h30 às 10h e das 15h às 16h30. A partir das 16h40, na Arena do Bumbódromo, o público tem entre opções pintura artística e gincana durante uma hora.
Programação infantil – FOTO: Lucas Silva/SecomDas 10h às 11h acontece a cerimônia do Prêmio “Parintins 169 Anos – Um Olhar Panorâmico a partir do Liceu de Artes”, no hall, para contemplar o primeiro e segundo lugar. Um painel temático de fotografia vai ser montado no espaço.
Das 10h às 10h30, a peça exibida no hall vai ser “Os Três Porquinhos e a Onça”, uma adaptação para a realidade amazônica. A “A Lenda do Boitatá” é destaque no encerramento da programação, a partir das 18h, na Arena do Bumbódromo.
O projeto “A Hora do Conto”, que traz a assinatura da equipe de Turismo e do curso de Teatro do Liceu de Parintins, vai ser apresentado em teatro de fantoches, com duas produções inéditas. A iniciativa tem a proposta de contar ao público histórias e contos da literatura brasileira, em especial para crianças.
Na Escola Estadual de Tempo Integral Gláucio Gonçalves, das 8h às 10h e das 14h às 16h, tem acústico com Elder Reis e Joilton Sá. Na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, a apresentação vai ficar por conta do Grupo Toada de Roda, com “Cantigas de Parintins”, enquanto o Grupo Ajuri apresenta show no Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza.