Uma programação especial, voltada aos servidores na Unidade de Saúde da Família (USF) Severiano Nunes, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, referente ao “Outubro Rosa”, foi realizada nesta quinta-feira, 14/10, pela Prefeitura de Manaus. As atividades incluíram palestras sobre câncer de mama e do colo uterino, orientações para alimentação saudável, coleta de preventivo de rastreio, para mulheres de 25 a 64 anos, solicitação de mamografia e testes rápidos para detecção de sífilis e hepatites B e C. Também foram oferecidas limpeza de pele e massagem relaxante.
A proposta da coordenação foi demonstrar que as servidoras da saúde devem dar bons exemplos, com um comportamento que estimule os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ao autocuidado.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, participou da abertura da programação e salientou que a iniciativa do Disa Leste tem um efeito muito positivo.
“Essa postura das servidoras do Disa Leste funciona como um espelho daquilo que se deve buscar. O servidor da saúde cuida da população, mas não pode esquecer de cuidar de si mesmo. Como uma pessoa que trabalha na área da Saúde pode cobrar, exigir e solicitar que alguém colete seus exames de rotina e preventivos, se ela própria não segue esses cuidados. Por isso, é muito importante dar o exemplo. Todos estão de parabéns pela iniciativa”, reforçou.
Alimentação saudável
Um dos destaques da programação do “Dia D de luta contra o câncer de mama e do colo do útero”, foi a importância de uma alimentação saudável para evitar doenças.
A nutricionista Thaize Lima explicou que uma alimentação pobre em fibras, vitaminas e antioxidantes representa uma série de riscos à saúde, uma vez que eles ajudam a proteger o organismo. Esse fator, somado ao excesso de alimentos industrializados como enlatados, salsicha, calabresa e frituras contribuem para aumentar o risco de desenvolvimento de uma série de males.
“A gente recomenda o consumo de frutas, saladas cruas ou cozidas, carnes brancas, porque esses alimentos ajudam muito na prevenção de doenças. Outro cuidado importante é a hidratação. Vivemos numa cidade muito quente e beber bastante água é fundamental para manter a saúde. São cuidados simples, mas que muitas mulheres acabam não seguindo, porque tendem a cuidar dos outros e esquecem de si. Estamos chamando a atenção para o autocuidado”, assinalou.
Para a coordenadora distrital da Saúde da Mulher, Jaqueline Oliveira, ofertar um momento para as servidoras e servidores é uma forma de valorizar a contribuição e o papel de cada profissional no “Outubro Rosa”.
“Estamos realizando vários eventos para a população, mas não podemos deixar os servidores de lado. Por isso, criamos um momento de lazer, relaxamento e atendimentos médicos, como forma de reconhecer e valorizar sua dedicação”, pontuou.
Francisca Costa, servidora municipal da USF Severiano Nunes, elogiou a iniciativa e reforçou a importância de todos se envolverem no cuidado com a saúde da mulher.
“O papel de uma mulher é muito importante em uma família e precisa ser valorizado. Cuidamos de todos e muitas vezes ignoramos nossa saúde. Estes momentos são bons, porque começamos a perceber nossa força, nossa garra e que precisamos nos cuidar”, sintetizou.
— — —
Foto – Camila Batista / Semsa
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Prefeitura de Manaus destaca papel das servidoras no ‘Outubro Rosa’ com programação especial Prefeitura Municipal de Manaus.