FOTOS: Arquivo/Detran-AM e Arquivo/SecomCom o retorno das atividades presenciais, a gerência de cursos do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) qualificou 2.391 condutores, no período de abril a setembro deste ano. Os cursos realizados foram ofertados em Manaus e nos municípios de Humaitá, Parintins e Presidente Figueiredo.
Há 44 minutos
Por Agência Amazonas
Até o final do ano estão previstos para acontecer oito cursos em três municípios e cinco na capital
De acordo com Helaine Laborda, gerente de cursos do Detran-AM, ao ofertar cursos especializados, o órgão projeta um trânsito mais seguro e harmonioso. “Através dessa formação, o aluno tem a possibilidade de conseguir um emprego e ser especializado na área que for atuar. O lema da atual gestão é promover cidadania, proporcionando a capacitação para o público”, disse.
Além de cumprir o que determina a legislação de trânsito como órgão executivo, o Detran Amazonas é responsável também pela formação, capacitação e especialização de condutores.
O curso de atualização de renovação de CNH, com carga horária de 15h, alcançou um público de 1.449 pessoas. O de reciclagem para condutor infrator, com carga horária de 30h, alcançou um público de 165 pessoas.
Capital
Entre abril e setembro deste ano, quando as atividades presenciais normalizaram em decorrência da pandemia, o Detran-AM realizou nove cursos de qualificação ministrados na sede do Órgão.
A formação de instrutor de CFC, com carga horária de 180h, contou com a participação de 160 pessoas. E o de examinador de trânsito tem carga horária de 28h, com a participação de 81 alunos.
O curso de especialização de transporte de veículo de emergência tem carga horária de 55h e contou com a participação de 133 alunos. E o curso de atualização, destinado aos condutores que já fizeram a especialização, teve a participação de 12 condutores que tiveram carga horária de 16h.
A especialização de mototaxistas atendeu 25 alunos inscritos que tiveram 30h de carga horária. Já o curso de atualização, voltado para os mototaxistas que já fizeram o curso de especialização há mais de cinco anos, teve a carga horária de 10h, com a participação de 77 alunos.
Para o curso de diretor geral e diretor de ensino de CFC, que tem carga horária de 64h, contou com 24 alunos inscritos.
Interior
Os cursos também foram ofertados em três municípios do interior do Estado. No período de abril a setembro deste ano, um total de 195 alunos foram capacitados.
O curso de monitor escolar com carga horária de 20h, atendeu 70 alunos que se profissionalizaram com a formação.
Em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) também foram ofertados os cursos de especialização e atualização para mototaxistas. Foram 21 alunos inscritos para o de especialização e cinco para o de atualização.
Na cidade de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), foram realizados os cursos de especialização para mototaxista, com a participação de 42 alunos, e o de atualização teve 15 alunos inscritos.
E para os mototaxistas, foram disponibilizados dois cursos, um de especialização e outro de atualização. Participaram 35 alunos do curso de especialização e 22 de atualização.
No município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) foram ministrados cinco cursos. O de especialização para condutor de transporte escolar, que teve a participação de seis alunos. O curso especializado para condutor de transporte coletivo de passageiros, com a participação de 26 alunos. O curso especializado para condutores de veículos de emergência foi aberto para uma turma de 23 alunos.
E nos municípios do interior, os cursos estão previstos para o mês de outubro. Em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) deverá acontecer o curso de instrutor de trânsito e o de agente da autoridade de trânsito.
Próximos cursos – Até o final deste ano já estão previstas algumas especializações. Para a capital, nos meses de novembro e dezembro, está prevista a realização dos cursos de: instrutor de trânsito, examinador de trânsito, especialização de transporte de veículo de emergência, monitor escolar e transporte escolar. Todos serão ministrados na sede do Detran-AM.
Em Manacapuru e Itacoatiara (a 68 e 176 quilômetros de Manaus, respectivamente) acontecerão os cursos de especialização, atualização para mototaxista e instrutor de trânsito, previstos para o mês de novembro. E em Parintins, os mesmos cursos estão previstos para o mês de dezembro.