Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Sema e ICMBio constroem acordo de cooperação para incentivar manejo em Unidades de Conservação
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Sema e ICMBio constroem acordo de cooperação para incentivar manejo em Unidades de Conservação

02/10/2021
Compartilhar

Há 18 minutos
Por Agência Amazonas

Cooperação irá facilitar o desenvolvimento de ações integradas de fiscalização e a expansão de atividades de manejo – FOTOS: Jamile Alves/SemaO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), assinará um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para integrar ações de fiscalização e desenvolvimento sustentável em Unidades de Conservação. 

O assunto foi tema de uma reunião realizada entre as pastas estadual e federal, no fim da tarde de sexta-feira (1º/10), na sede da SEMA, zona centro-sul de Manaus. A ocasião reuniu o gerente regional do ICMBio, Fábio Carvalho, e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira. 

“Esse ACT visa articular esforços entre as duas instituições, para que a gente possa implementar e desenvolver ações integradas que otimizem a gestão das Unidades de Conservação (UC)”, explicou Taveira.

Segundo ele, a proposta é fazer a gestão de UCs em espécies de mosaicos, de forma contínua e compartilhada. “Muitas áreas protegidas do Estado são vizinhas de UCs federais, com planos, regramentos e processos diferentes. A ideia é que a gente possa atuar nesses territórios de forma ainda mais colaborativa”, completou.

Proteção ambiental 

Além de otimizar a gestão de UCs, o ACT também foca na integração de ações de monitoramento e fiscalização. “Queremos melhorar as ações de fiscalização com ênfase no sul do Amazonas, que é a região com maior pressão hoje e, também, onde o ICMBio tem algumas peças importantes para melhorar a proteção ambiental do estado”, disse Fábio Carvalho.

Melhorando a gestão de UCs e a fiscalização nas áreas protegidas, o Estado terá maior capacidade de promover o uso público e sustentável dos territórios protegidos, a fim de desenvolver as populações tradicionais residentes nessas áreas.

“Um bom turismo de base comunitária e um bom uso sustentável dos recursos naturais, com incentivo ao manejo do pirarucu, de madeira e peixes, por exemplo, levará emprego e renda para as populações tradicionais, fazendo a roda girar num sentido benéfico para o meio ambiente e para as pessoas”, finalizou o gerente regional do ICMBio.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Fiscalização, Governo do Amazonas, Manaus, Meio Ambiente
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Amazonastur revoluciona turismo na WTM Londres 2025

06/11/2025
Geral

COP30 – Governador Wilson Lima apresenta ações inovadoras

06/11/2025
Geral

Detran-AM: Conscientização no Ponta Negra para Trânsito Seguro

06/11/2025
Geral

Dia da Malária: Inovações no Controle da Doença

06/11/2025
Geral

Desmatamento: Ações de Wilson Lima pela Amazônia

06/11/2025
Geral

Escola da zona rural brilha no prêmio nacional Steam 2025

05/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus