A Prefeitura de Manaus abriu, no início da noite desta sexta-feira, 1º/10, em frente ao Museu da Cidade de Manaus, no centro histórico da capital, a campanha “Outubro Rosa” de 2021. O evento foi realizado em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer no Amazonas (RFCC-AM), Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam) e Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Para marcar o início da programação, o Museu ganhou iluminação rosa, o que ocorreu simultaneamente em outros prédios públicos da capital.
“Durante todo o ano, nossas unidades já trabalham com esse cuidado. No mês de outubro, aderindo a este movimento, que acontece no mundo todo, nós intensificamos esse cuidado, com ênfase na prevenção desses tipos de câncer, principalmente o do colo do útero, cuja incidência na nossa região é muito maior”, disse.
Na abertura, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que o cuidado com a mulher é uma rotina em todas as unidades de saúde da prefeitura, o que inclui serviços e orientações sobre a prevenção ao câncer de mama e o do colo do útero.
A programação no município, coordenada pela Semsa, contempla as unidades de todos os Distritos de Saúde (Disas) e tem como público-alvo a população feminina, os homens trans, meninas a partir de 9 anos e meninos, a partir dos 11 anos, sendo para os dois últimos, a intensificação da vacinação contra o HPV. Este ano, também as mulheres indígenas terão atividades especialmente organizadas para elas.
O diretor-presidente da Fundação Cecon, Gérson Mourão, destacou a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero. “A partir de agora, a Semsa e o Estado vão conseguir fazer uma biópsia e com esse resultado, as mulheres chegarão mais precocemente à Fundação Cecon. Não adianta termos os melhores equipamentos, se não tivermos esse fluxo em relação às pacientes”, apontou.
As atividades programadas serão na forma de rodas de conversa, oficinas, palestras, webconferência, lives, busca ativa de mulheres de 25 a 64 para realizar o exame preventivo e de adolescentes (meninas de 9 anos e meninos de 11 anos) para a vacina contra o HPV. Também serão realizados exames clínicos de mamas e coleta de material para o exame colpocitológico, o preventivo, e testagem rápida de HIV, sífilis, hepatites “B” e “C”.
Toda a rede básica e especializada da Semsa estará mobilizada promovendo atividades descentralizadas, voltadas para a detecção precoce, nas unidades de saúde e escolas integrantes do Programa Saúde na Escola. Também está programada a realização de um “Dia D” com ações de saúde e de prevenção em parceria com Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselhos Locais de Saúde, Fundo Manaus Solidária e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Texto – Sandra Monteiro / Semsa
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmWPEBcq
Fotos – Altemar Alcântara / Semcom
Fotos – Mário Oliveira / Fundo Manaus Solidária
e
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmWTodux
Programação da campanha ‘Outubro Rosa’ é aberta pela prefeitura Prefeitura Municipal de Manaus.