Coordenada pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPcD), a ação contou com todos os serviços oferecidos pela pasta: cadastramento da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), Passe Legal, entre outros. Além disso, a atividade teve entrega de cestas básicas, medições e entrega de dezenove cadeiras de rodas.
Há 14 minutos
Por Agência Amazonas
Na ação, foram oferecidos diversos serviços ao público PcD – FOTO: Divulgação/SejuscCelebrando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou na manhã desta terça-feira (21/09) uma ação com diversos serviços para as Pessoas com Deficiência (PcDs), no município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus).
“O público PcD necessita de um olhar especial, precisa de mais respeito e igualdade, e é o que buscamos em todas as ações que realizamos, pois, dessa forma estamos promovendo o exercício da cidadania e da inclusão social. O Governo do Amazonas está cada dia mais empenhado com essa causa tão importante e é sempre gratificante fazer parte de ações voltadas para eles”, disse a gestora.
A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, destacou o compromisso do Governo do Estado em ações voltadas ao público PcD.
“Esse dia é de extrema importância para todos nós que trabalhamos em prol dessa população. Lutamos constantemente em prol dos direitos deles e continuaremos trabalhando firmemente. Estamos hoje comemorando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no município de Borba, ou seja, está sendo um dia de muita felicidade e gratidão”, disse o assessor técnico.
O assessor técnico da SEPcD, Leandro Lopes, ressalta a alegria da rede que trabalha em prol dos direitos dessa população.
Mês de luta e esperança
O mês de setembro foi escolhido considerando que no dia 21 celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituída em 2005 pela Lei nº 11.133. A cor verde passou a ser estabelecida para simbolizar esperança de dias melhores para as Pessoas com Deficiência, além de coincidir com o Dia da Árvore que representa o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições para essas pessoas.
Capital
Em Manaus, a SEPcD participou de ação realizada pela Defensoria Pública do Amazonas, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), bairro Parque Dez de Novembro. Na ação, a secretaria executiva realizou a solicitação dos benefícios oferecidos pela pasta.