Estiveram na comissão do Estado, acompanhando as agendas de fiscalização integrada em Humaitá, o secretário de Estado do meio ambiente, Eduardo Taveira e o secretário executivo-adjunto de planejamento e gestão integrada de Segurança, coronel Almir Cavalcante.
Há 50 minutos
Por Admin
Operação Estadual Tamoiotatá terá apoio do Governo Federal, por meio da Operação Guardiões do Bioma – Foto: Divulgação/ SemaAs ações de fiscalização da Operação Tamoiotatá, no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), ganharam reforço do Governo Federal, nas atividades de combate ao desmatamento e às queimadas ilegais. Nesta terça-feira (21/09), representantes do Governo do Amazonas estiveram na cidade para uma reunião de alinhamento.
Durante a visita, a equipe do Estado apresentou a infraestrutura da Central Integrada de Coordenação Operacional Municipal, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que também será compartilhada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Na ocasião, os secretários participaram de uma reunião de integração do planejamento estadual e federal. “Uma média de 80% de todos os focos de calor e alertas de desmatamento estão concentrados no sul do Amazonas, sendo a maioria em áreas de gestão federal. Essa integração é fundamental para que a gente possa reduzir os dados que temos obtido até agora”, disse Taveira.
Com a integração junto às forças federais, Humaitá passa a contar com 12 pessoas a mais no efetivo geral. Em todo o Amazonas, o reforço do efetivo federal chega a 40, dividido entre os municípios ao sul do estado – área de maior vulnerabilidade para a prática de crimes ambientais.
Por meio do Cicop, o Estado atua na geração de informações de Inteligência da Operação Tamoiotatá, em articulação direta com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em Manaus.
O município é o 9º da Amazônia Legal e o terceiro do estado que mais registrou alertas de desmatamento, de janeiro a 10 de setembro deste ano – 148,77 km². Com relação às queimadas, a cidade é a sexta a apresentar o maior número de focos de calor, segundo dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Humaitá
Junto a Lábrea e Apuí (a 702 e 453 quilômetros de Manaus, respectivamente), Humaitá é um dos municípios-base da Operação Tamoiotatá, que está em atuação contínua no sul do estado, contra o desmatamento e às queimadas, desde o mês de abril.
Humaitá foi escolhido como base da operação também por questões logísticas, uma vez que atende, por via terrestre, outros municípios no sudoeste do estado.