O casal ressaltou a importância da dose de reforço. João Batista, militar da reserva, disse que estava aguardando tomar mais essa dose da vacina, desta vez da Pfizer.
Há 9 minutos
Por Agência Amazonas
Dose de reforço em Manaus. Foto: Roberto Carlos/Secom Juntos há 53 anos e buscando ampliar a proteção contra a Covid-19, o casal de idosos, João Batista e Geraldine Costa, de 81 e 74 anos, respectivamente, tomou a dose de reforço nesta sexta-feira (17/09), primeiro dia de nova edição do mutirão Vacina Amazonas. Ambos tomaram a dose na Escola Estadual de Tempo Integral Francisca Botinelly Cunha e Silva, onde Geraldine se aposentou como professora.
Geraldine, que atuou como professora por 36 anos, lembrou que se aposentou na mesma escola onde tomou a dose de reforço, unidade de ensino que fica próximo de sua residência. A ex-professora de Matemática demonstrou felicidade após receber a aplicação da vacina.
“Acho de muita importância isso aí porque a única que está comprovada cientificamente é a vacina, não existe remédio para vírus, só tem a vacina, então eu estava ansioso para tomar essa vacina. Os idosos são muito mais vulneráveis a essa doença, então para os idosos é muito importante tomar essa vacina, porque eles têm uma sobrevida muito melhor e muito mais saudável”, afirmou.
Intensificação
A 20ª edição do mutirão Vacina Amazonas realizado na capital, em parceria com a Prefeitura de Manaus, conta com pontos montados no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus; Policlínica João dos Santos Braga; Parque Municipal do Idoso; e as Escolas Estaduais Senador Evandro Carrera, Zilda Arns Neumann, Aristóteles Comte de Alencar, Waldocke Fricke, além das escolas estaduais de Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós e Francisca Botinelly Cunha e Silva.
“Trabalhei durante 36 anos em vários colégios, esse foi o último a trabalhar, e me aposentei aqui. É muito importante, estou feliz de vir tomar a 2ª dose aqui na minha escola, em que trabalhei com tanto prazer. Acho muito importante, todo mundo deveria vir tomar essa dose”, destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus) também está ofertando seis pontos estratégicos e postos de vacinação que incluem 31 unidades básicas de saúde. Nos dois dias, o Sambódromo vai receber, exclusivamente, a modalidade drive-thru.
Esses nove pontos estão funcionando desde as 9h ate as 19h desta sexta-feira, e também vão funcionar das 9h às 18h, no sábado. Os 92 postos de vacinação nos nove pontos estratégicos coordenados pelo Governo do Amazonas contarão com o trabalho de 1,4 mil servidores estaduais.
Confira os postos de vacinação coordenados pelo Governo:
• Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus – Avenida Pedro Teixeira, zona centro-oeste da cidade, exclusivamente na modalidade drive-thru, nos dois dias
Quem pode tomar a dose de reforço
A aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19 é destinada ao público que tomou a segunda dose ou dose única há, pelo menos, seis meses, até o dia 31 de março. Inicialmente, será vacinada a população que tenha 70 anos ou mais, incluindo idosos abrigados em instituições de longa permanência. O imunizante será da Pfizer. Para a aplicação da dose de reforço será usada a mesma carteira de vacinação em que foram registradas a primeira e segunda doses.
• Policlínica João dos Santos Braga – Avenida Margarita, s/nº, Cidade Nova, zona norte
• Parque Municipal do Idoso – Rua Rio Mar, 1.324, bairro Nossa Sra. das Graças, zona centro-sul
• Ceti Zilda Arns Neumann – Rua Santa Marta, s/nº, Comunidade Jesus Me Deu, Colônia Terra Nova 4, zona norte
• Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira – Avenida da Felicidade, s/nº, Conjunto Viver Melhor, zona norte
• Escola Estadual Waldock Fricke de Lyra – Rua Santa Helena, s/nº, Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona norte
• Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar – Avenida Presidente Médici, 500, Coroado 3, zona leste
• Escola Estadual de Tempo Integral Francisca Botinelly Cunha e Silva – Avenida Dom Pedro I, s/nº, Dom Pedro, zona oeste
• Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós – Rua Goiânia, 701, Redenção, zona centro-oeste